Nova Fiat Strada chega para preservar liderança

AutoIndústria

 

Boa parte das concessionárias da Fiat no País já tem disponível em suas vitrines a nova Strada, lançada oficialmente na sexta-feira, 26. Resultado de um novo desenvolvimento das equipes de engenharia e design, a picape chega reposicionada no mercado com política de preços agressiva e uma oferta de três versões e cinco configurações. Estratégia para seguir com a liderança das vendas no segmento.

 

A linha começa pela Endurance, com opções de cabines simples e dupla, com preços de R$ 63.590 (o mesmo valor da antiga versão Hard Working, que segue no mercado por R$ 61.590) e R$ 74.990, respectivamente. A intermediária Freedom também oferecida nas duas configurações de cabines por R$ 69.490 e R$ 77.990, e a topo de linha Volcano, somente com cabine dupla a R$ 79.990. A Adventure da geração anterior custava R$ 84.990.

 

Na mecânica, a nova gama da picape tem os motores 1.4 fire, de até 88 vc na Endurance e o 1.3 Firefly de até 109 cv nas versões restante.

 

Com clara inspiração na irmã maior Toro, a nova Strada ficou maior em todas as dimensões. De acordo com a fabricante, a plataforma sobre a qual agora é construída permitiu aprimoramentos no conjunto da suspensão, com nova geometria e materiais, proporcionar mais espaço para carga e passageiros e agregar mais conteúdo.

 

“O modelo ganhou em dirigibilidade e conforto, como também ficou mais leve pelo maior uso de aço de alta resistência, que permite trabalhar com espessuras mais finas de chapa”, garante Márcio Tonani, diretor de desenvolvimento de produto. “É uma outra picape com maiores ângulos de entrada e saída, bitola e altura do solo.”

 

Para o usuário do veículo também se traduz em mais capacidade de carga, agora de 720 kg nas configurações de cabine simples, agora chamada Plus, e de 650 kg, na dupla. O nova Strada também inaugura no segmento a presença de quatro portas e assentos para cinco ocupantes. A geração anterior, só tinha três portas na opção de cabine dupla e quatro lugares.

 

Cestas de equipamentos completa

 

Desde a versão de entrada o pacote de equipamentos de série é generoso. Dentre os principais itens na base da oferta constam ar-condicionado, volante com regulagem, computador de bordo, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa, luz diurna. As opções acima ainda agregam direção elétrica, rodas de liga, quadro de instrumentos digitais, nova geração de central multímidia, faróis de LED e acabamento com couro nos revestimentos.

 

Para os opcionais, a fabricante elaborou pacotes distintos para cada uma das versões. Para a Endurance, o Pack Worker traz alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura por R$ 2.500; O Pack Audio, por R$ 1.500 tem rádio, alto-falantes, entrada USB e volante multifuncional; e o Pack Tech, por R$ 3.490, agrega central multimídia Uconnect de 7 polegadas, tela de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos, alto-falantes, duas entradas USB, volante de couro multifuncional, câmera de ré e sensor de estacionamento.

 

Para a Freedom está disponível somente o Pack Tech por R$ 2.990 com central multimídia, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamentos. Já para a Volcano, rodas de liga leve de 16 polegadas são o único opcional por R$ 2.300. A Mopar ainda desenvolveu 50 itens exclusivos, dentre equipamentos e acessórios para a nova linha.

 

Estimativa de crescer e manter a liderança

 

A Strada conta uma história uma história de vencedora. É líder por mais de duas décadas, chegando contar 58% dos emplacamentos no segmento de picapes pequenas, um recorde do modelo registrado no ano passado. Com a nova geração, a fabricante não espera desempenho diferente, ao contrário.

 

“A meta é crescer 20% sobre os volumes de venda de hoje. A expectativa de é de entregar ao mercado em torno de 30 mil novas Strada ainda esse ano”, arrisca Herlander Zola, diretor da marca Fiat e Operações Comerciais para o Brasil. “Temos uma gama completa, que atende às necessidades do cliente que precisa do veículo para trabalhar e, agora, mais opções para ao público que procura lazer.” (AutoIndústria/Décio Costa)