Motor Show
A Ford apresentou tecnologia que permite dirigir sem as mãos. Os recursos de assistência ao motorista estão reunidos no pacote Co-Pilot360, incluindo um sistema que permite dirigir sem as mãos na estrada, o Active Driver Assist.
O Ford Mustang Mach-E, futuro SUV elétrico da marca, será o primeiro veículo a oferecer essa tecnologia, que poderá ser usada em mais de 160.000 km de rodovias dos EUA e Canadá.
O modo “hands-free” permite que o motorista dirija sem as mãos no volante em determinados trechos de estradas duplas pré-mapeadas – se continuar mantendo a atenção na estrada –, para mais conforto em viagens longas.
Uma câmera infravermelha voltada para o motorista rastreia o seu olhar e posição da cabeça para garantir que ele continue prestando atenção na estrada enquanto estiver no modo “hands-free”. O sistema gera alertas visuais no painel quando o motorista precisa voltar a atenção à estrada ou retomar o controle do veículo.
“O estresse das longas rodovias continua sendo um problema para os motoristas em todo o mundo”, diz Hau Thai-Tang, chefe de desenvolvimento do produto e compras da Ford. “A introdução de tecnologias de assistência como o Active Drive Assist, a versão da Ford para a direção hands-free, permite que nossos clientes se sintam mais confiantes ao volante.”
Segundo ele, a introdução do Active Drive Assist com câmera voltada para o motorista faz todo o sentido: ajuda a aliviar o estresse de dirigir, mas ainda deixa o motorista totalmente no controle. Além disso, avisa automaticamente se o motorista perder o foco na estrada e também pode diminuir a velocidade até que ele esteja pronto para se concentrar novamente.
Tecnologia para dirigir e estacionar
O Mustang Mach-E virá de série com o pacote Ford Co-Pilot360 Active 2.0, que além do recurso que permite dirigir sem as mãos, inclui um sistema aprimorado de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares, o Active Park Assist 2.0.
Outra novidade do Ford Co-Pilot360 2.0 é a detecção de borda da estrada, que facilita a direção em áreas rurais, identificando os limites da pista onde há linhas visíveis marcadas por elementos como grama ou sujeira.
O Ford Co-Pilot360 Active 2.0 tem também piloto automático adaptativo inteligente com “stop and go”, que inclui leitor de sinais de trânsito e pode frear totalmente o veículo, voltando a acelerar se a parada durar até 30 segundos. Na tecnologia anterior, se o veículo ficasse parado mais do que 3 segundos precisava ser reativado pelo motorista.
O assistente de cruzamento alerta o motorista e pode acionar os freios se detectar a aproximação de veículos quando se vai virar à esquerda, usando a mesma tecnologia de câmera e sensor de radar da frenagem automática de emergência.
O pacote inclui ainda sistema de permanência em faixa, farol alto automático, monitoramento de ponto cego, frenagem automática de emergência, frenagem pós-colisão, câmera e sensor de ré e assistência de freio de ré.
A Ford desenvolveu o Active Drive Assist para criar uma experiência de direção confiável e realmente “hands-free”, já que a câmera monitora a posição da cabeça e o olhar do motorista para medir sua atenção, em vez de usar somente a pega no volante, como outros sistemas.
A Ford testou o funcionamento do Active Drive Assist na neve, chuva, sol forte, noites escuras, engarrafamentos e estradas, em centenas de milhares de quilômetros nos EUA, Canadá e Europa, para que a tecnologia esteja pronta a lidar com a variedade de condições do mundo real. (Motor Show)