BYD anuncia primeiro chassi de ônibus articulado 100% elétrico do país para a Linha Verde de São José dos Campos

Diário do Transporte

 

A empresa BYD anunciou nesta quarta-feira, dia 26 de junho de 2020, que concluiu a fabricação do primeiro chassi de ônibus articulado 100% elétrico do Brasil.

 

Segundo comunicado da fabricante, os veículos serão fabricados em escala na fábrica da empresa, em Campinas, interior de São Paulo.

 

A linha de produção, como informou o Diário do Transporte, estará dedicada a fornecer os 12 articulados que vão circular no corredor do projeto da Linha Verde, de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

 

O chassi D11B, com 22 metros de comprimento, traz baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e entrega uma autonomia de até 250Km com uma carga completa. Ele segue agora para implemento da carroceria e posterior processo de homologação.

 

O corredor Linha Verde, considerado a principal obra de mobilidade da cidade, terá numa primeira etapa, 14,5 quilômetros, e vai ligar as regiões sul e leste, consideradas as mais populosas, passando pelo centro da cidade.

 

A BYD informa ainda que a fábrica, operando em Campinas desde 2015, tem capacidade de produção de 720 chassis por ano, e pode expandir para até 1.440 chassis por ano.

 

Marcello Von Schneider, Diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil, ressaltou as vantagens dos ônibus elétricos em corredores expressos: “As cidades estão percebendo a importância de adotar os ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala. Além disso, quando a cidade implementa um corredor expresso, ela reorganiza o tráfego e tira mais ônibus a diesel de circulação, impactando ainda mais positivamente na saúde da população”.

 

Os ônibus articulados terão quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 CV cada e potência nominal de 148cv cada motor. Os ônibus terão tempo de recarga média de até 3 horas (de 0% a 100%), segundo o Gerente de P&D da BYD Brasil, Rafael Furquim.

 

O chassi possui coluna de direção regulável, regulagem de altura do chassi, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral. (Diário do Transporte/Alexandre Pelegi)