AutoIndústria
A Volvo Car Brasil assegura que já negociou, em regime de pré-venda iniciado em março, perto de 250 unidades, mas somente ontem, lançou oficialmente no Brasil o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design.
A versão é a mais cara do utilitário esportivo compacto: tem preço sugerido de R$ 246 mil, uma considerável diferença de R$ 26 mil para a intermediária T4 Inscription (R$ 220 mil) e de R$ 46 mil para a mais barata, a T4 Momentum (R$ 200 mil).
A Volvo entende que a motorização é diferencial suficiente para justificar esse sobrepreço. A Hybrid R-Design reúne um motor de três cilindros turbo a gasolina de 1.5 litro, que desenvolve 180 cv, e um elétrico de 82 cv. Com eles, o XC40 é o primeiro carro do segmento a dispor de sistema híbrido plug-in, ou seja, que pode ser carregado em tomada.
A montadora calcula que o SUV, que tem câmbio automático de sete marchas e tração dianteira, faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e pode rodar 47 km somente com eletricidade. Na média, o consumo de combustível está acima dos 20 km/l, diz a fabricante.
Esses atributos técnicos e a farta lista de série recursos de conforto, segurança e auxílio à condução, como frenagem a de emergência autônoma, piloto automático adaptativo, sistema de manutenção em faixa, alerta de tráfego cruzado, som premium e acabamento em couro – alguns já presentes na versão Inscription – faz com que a Volvo acredite que a R-Design Hybrid responderá por até 30% das vendas do modelo.
João Oliveira, diretor de operações da marca, estima que até o fim do ano serão vendidas algo como 500 a 550 unidades. Perto da metade equivale ao lote já negociado na pré-venda e que deve chegar aos consumidores entre julho e agosto.
“Em um ano cheio, portanto, estamos falando de cerca de 1 mil unidades”, enfatiza o executivo, que lembra que a marca reembolsará os gastos de um ano com eletricidade para clientes que comprarem um híbrido de sua linha até o fim deste mês.
Oliveira afirma que o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design é mais um passo da marca rumo ao objetivo de oferecer no Brasil toda a linha de veículos com versões híbridas. “Isso deve acontecer em algum momento do ano que vem”, arrisca. Hoje, o cliente conta com a oferta de 40% de versões dos veículos da marca com a tecnologia.
Portanto, as demais versões do XC40 também ganharão opções eletrificadas até lá, o que deve concorrer para que o modelo se torne o carro mais vendido da Volvo no Brasil, posição que vem sendo mantida pelo SUV médio XC60, que há quase dois anos dispõe de opção híbrida.
A competição já está acirrada entre eles. De janeiro a maio, foram emplacados 2,1 mil automóveis Volvo no Brasil, sendo 844 unidades do XC60 e 822 do XC40. No ano passado, a diferença foi bem mais tranquila em favor do SUV médio, que acumulou mais de 3,4 mil licenciamentos, contra 2,4 mil do compacto e que acaba de completar apenas dois anos de vendas no País. (AutoIndústria/George Guimarães)