Exportações serão fundamentais para planta da Scania de São Bernardo em processo de retomada da crise da Covid-19

Diário do Transporte

 

A planta da Scania de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, deve ter as atividades alavancadas pelas encomendas ao mercado externo. A unidade fabril está em operação desde 27 de abril de 2020 com medidas de distanciamento social e de higiene.

 

O Diário do Transporte conversou com o gerente de vendas e marketing de ônibus da Scania América Latina, André Rodrigues de Oliveira, e com o gerente de negócio da Scania Latin America, Fillipe Lopes de Souza.

 

Ambos ressaltaram recentes exportações para mercados de destaque, como o Chile. Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a Scania vendeu 355 ônibus para a cidade de Santiago, capital do país.

 

“Para o mercado do Chile foi a venda recente mais expressiva e a tendência é de novos negócios e novas licitações. Vamos estar bem reconhecidos nesse processo”, projetou André.

 

No caso desta venda, André afirmou que os veículos estão sendo entregues em etapas e ainda são produzidos. A previsão é de que até o fim de agosto deste ano todos os veículos já estejam com o operador, que é a empresa Express Uno, para operação no sistema urbano Red Metropolitana de Movilidad.

 

O executivo conta que o processo de aquisição ocorreu antes do cenário de pandemia e que este período após o surgimento da Covid-19 deve exigir transformações no setor de transporte de passageiros

 

“A Scania entende que a gente tem que estar cada vez mais próximo dos clientes para estar atuando. A venda foi concretizada antes desse cenário todo e é importante para trazer as tecnologias avançadas para Santiago. A questão de transporte vai ser mais demandada e operações repensadas”, disse André.

 

“Um veículo mais tecnológico e com nível de consumo mais baixo, em meio a essas questões de economia mais desafiadoras, chegou em boa hora para nós porque isso acaba sendo um bom negócio em volume quanto para entregar isso para o operador nessa hora tão importante. Foi bem oportuno”, afirmou também o executivo, sobre a venda.

 

Conforto é atrativo em meio à crise

 

Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, das 355 unidades exportadas para Santiago, 135 são articuladas, com chassi Scania K320 UA 6×2/2, enquanto 220 são padron, sobre chassis Scania k280 UB 4×2, todos Euro 6.

 

Entre os atrativos dos veículos para o operador e aos passageiros, estão piso baixo, acessibilidade, área reservada para pessoa em cadeira de rodas e sistema de carregamento de celulares via USB.

 

Os ônibus também vêm com freios a disco ABS e vêm com o Scania C300 Communicator – um sistema de telemetria que permite o upload de dados operacionais para melhoria da eficiência do uso de combustível e segurança de condução.

 

Segundo o gerente de negócio da Scania Latin America, a tecnologia e o conforto dos veículos devem ser fatores importantes para o setor reconquistar os passageiros no período pós-pandemia.

 

“A tendência agora é a de os sistemas atraírem as pessoas, tirar passageiros do particular e levar para o público. Isso é feito com veículos novos, baixo nível de ruído, carregamento de celulares, entre outros elementos que atraem parcela da população para esse sistema público”, disse Fillipe.

 

Colômbia

 

Além do Chile, a Colômbia também tem sido um mercado de grande destaque para a Scania. Os ônibus produzidos em São Bernardo do Campo também são procurados por operadores do país latino.

 

“Vínhamos trabalhando fortemente em rodoviários, líder de mercado no segmento (mais de 50%) e em urbanos. Sabíamos que a Colômbia se interessaria pelo ônibus a GNV, então a gente construiu opções de produtos interessantes como o biarticulado a gás e os ônibus a gás que a gente vende a nível global. Fomos agraciados no final de 2018 em uma licitação”, disse André.

 

“A gente ganhou algumas áreas junto com nossos clientes. Foram 741 ônibus do Transmilênio, entre articulados e biarticulados, e 534 unidades que foram recentes”, explicou também, detalhando que no início do ano a Scania começou a entregar outro pacote de veículos ao Transmilênio.

 

Destaques de venda

 

Além disso, os executivos detalharam também os modelos mais vendidos, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. Confira:

 

Veículos Urbanos

K280 UB4x2 Padron (disponível nas versões Diesel ou Gás)

K320 UA6x2/2 Articulado (disponível nas versões Diesel ou Gás)

 

Rodoviários

K360 IB4x2, K400/440 IB6x2 para exportações

K400 IB6x2 e K440 IB8x2 para o mercado Brasil

(Diário do Transporte/Jessica Marques)