Revista do ônibus
Santiago, capital do Chile, está mais uma vez renovando a frota de seu sistema de transporte coletivo com ônibus Volvo. Depois de ter recebido 120 veículos da marca no segundo semestre do ano passado, o operador de transporte urbano Subus fechou mais um acordo, agora para a aquisição de 200 unidades do chassi B8RLE articulado.
O modelo é um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros, motor traseiro de 8 litros e padrão de emissões Euro 6, conforme atualmente exigido pela cidade de Santiago. Produzidos na fábrica da Volvo na Suécia, eles estão sendo encarroçados pela unidade fabril da Marcopolo na Colômbia, na cidade de Cartagena, e posteriormente seguirão para o Chile.
Uma das maiores empresas de transporte da capital chilena, a Subus já soma 320 novos veículos Volvo somente nestes dois últimos negócios, realizados num período de menos de um ano. Os ônibus vão rodar na chamada Rede Metropolitana de Mobilidade (RED), o antigo Transantiago.
Mobilidade com Volvo
“Temos tradição no fornecimento de ônibus e soluções inovadoras para o Chile desde o início da integração do sistema, quando se decidiu melhorar a qualidade e ampliar a capacidade de transporte da capital”, declara Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. “Nossos ônibus continuam contribuindo decisivamente para melhor a mobilidade urbana de Santiago”, complementa Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina.
Um dos mais importantes sistemas organizados de transporte coletivo urbano da América Latina, a RED tem atualmente uma frota ao redor de 6.200 ônibus pesados, sendo 2.850 da marca Volvo, já com os 200 novos articulados negociados agora. “Somente a Subus soma agora 1.250 ônibus Volvo. Esta venda consolida a relação comercial com a Subus e confirma a confiança em nossa marca.”, destaca José Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus da Volvo Chile.
A RED é um sistema de transporte estruturado e com grande sucesso em Santiago, uma das cinco mais populosas metrópoles do continente e maior cidade do Chile. Ela integra ônibus, metrô e trens, permitindo o deslocamento nos 32 distritos da capital e sua região metropolitana, com o pagamento de um bilhete único, com validade de duas horas após o primeiro embarque. Cerca de 6,2 milhões de usuários acessam o sistema diariamente.
Mais limpos e mais seguros
“A Volvo atende a um pedido específico da capital”, diz Selski. Os novos ônibus da Volvo são mais limpos e também mais seguros. Equipados com motores Euro 6, eles atendem aos requisitos ambientais impostos pelas autoridades de Santiago, uma cidade localizada num vale circundado por montanhas, uma posição geográfica que traz dificuldade para a dispersão dos elementos particulados no ar.
Dotados de tecnologia de última geração, o chassi Volvo B8RLE articulado tem o que há de mais avançado em eletrônica embarcada: sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Managment) e I-Coaching (treinador virtual de motoristas).
Os gestores da frota podem também acionar o controle automático de velocidade Volvo, dispositivo que usa a conectividade por GPS para identificar trechos críticos, com altos índices de acidentes, e limitar a velocidade máxima independente da ação do motorista. Aprovada após um ano de uso em Curitiba, no Brasil, onde diminuiu em 50% as colisões com ônibus no BRT local, essa tecnologia é agora de série para ativação em todos os veículos pesados da marca no continente. (Revista do ônibus)