Ambulância 100% elétrica da Nissan passa a integrar a iniciativa Tóquio zero emissão

Super Top Motor

 

A Nissan Motor Co., Ltd. e o Corpo de Bombeiros de Tóquio anunciaram uma nova aquisição à frota de ambulâncias do pelotão do distrito de Ikebukuro – uma Nissan NV400, primeira ambulância elétrica japonesa.

 

O projeto é resultado de uma forte parceria entre a Nissan, o Corpo de Bombeiros de Tóquio e o Governo Metropolitano de Tóquio.

 

“A Nissan acredita veementemente na mobilidade sustentável e faz esforços para contribuir para um mundo com zero emissão e zero fatalidade”, disse Ashwani Gupta, representante executivo do Conselho de Administração e diretor executivo de operações na Nissan. “Este projeto é mais um grande exemplo dos nossos esforços para otimizar o acesso das comunidades locais aos veículos que respeitam o meio ambiente”.

 

A chegada da primeira ambulância elétrica à frota do Corpo de Bombeiros de Tóquio faz parte da iniciativa Tóquio Zero Emissão do Governo Metropolitano de Tóquio.

 

A ambulância elétrica da Nissan é equipada com uma maca elétrica, que facilita as operações pela equipe de resgate.

 

Graças à motorização elétrica, os níveis de vibração e ruído dentro do veículo são significativamente mais baixos em comparação com um veículo tradicional movido a gasolina, ajudando a reduzir o impacto negativo tanto nos pacientes como na equipe que manipula equipamentos sensíveis.

 

O veículo elétrico conta com uma bateria de íons de lítio que produz 33 kW/h de energia e uma bateria adicional de 8 kW/h, que permite alimentar os equipamentos elétricos e o sistema de ar-condicionado por longos períodos. A ambulância também pode ser convertida em uma fonte de energia móvel em caso de apagão ou desastre natural.

 

Graças às características da motorização elétrica, a ambulância elétrica da Nissan é uma solução eficiente em termos de custos tanto da recarga da bateria e como da manutenção.

 

A ambulância elétrica da Nissan é uma versão transformada do furgão elétrico Nissan NV400, comercializado atualmente na Europa.

 

Especificações

 

Comprimento: 5.548 mm; largura: 2.070 mm; altura: 2.499 mm

Peso total: 3,5 toneladas

Número máximo de ocupantes (pessoal de serviço e passageiros): 7

Motor elétrico: potência máxima 55 kW; torque máximo 220 Nm

Motor principal: bateria de íons de lítio, capacidade de 33 kWh, recarga AC200; máximo de 7 kW; recarga normal (tipo 2)

Bateria para ativação dos equipamentos: capacidade de 8 kW/h; recarga AC100V 1,5 kW

(Super Top Motor/Joka Finardi)