Marcas de luxo querem atrair clientes com carência nos financiamentos

AutoIndústria

 

Vender automóveis tem sido um intensivo exercício de criatividade nestes tempos de showrooms das concessionárias fechados. Os negócios online apenas amenizaram a colossal queda iniciada na segunda quinzena de março e fabricantes e importadores de veículos têm buscado outros mecanismos para atrair os clientes.

 

O consumidor, por enquanto, está arredio, mesmo aquele mais abastado, comprador das chamadas marcas premium. Várias delas se convenceram disso e decidiram conceder um prazo maior para início do pagamento dos financiamentos. Dar fôlego ao consumidor é a palavra de ordem.

 

A Jeep foi a primeira a adotar essa estratégia. Já no começo de abril, a marca se propunha a pagar até 8 parcelas de financiamento de 36 meses dos modelos Renegade ou Compass, desde que o consumidor bancasse entrada de 75%, ou 4 parcelas em caso de entrada de 50%.

 

Este mês, o trio BMW, Jaguar Land Rover e Audi decidiram lançar mão de versões próprias dessa fórmula. A BMW assume o pagamento das três primeiras parcelas dos carros zero-quilômetro da marca financiados pelo banco da montadora. A entrada de 49% é fixa e o restante será quitado em 24 parcela, mais uma parcela balão equivalente a 50% do valor do carro.

 

Ou seja, na prática, ao longo de quase dois anos, o cliente pagará praticamente somente os juros do financiamento, já que terá arcado com quase a metade do valor do carro na entrada e os 50% restantes no fim do contrato.

 

A Jaguar Land Rover decidiu que o consumidor que comprar um veículo em maio, financiado em 12 meses, mediante entrada de 50% a 60%, tem 120 dias de carência para o pagamento da primeira parcela. E, para alguns modelos, sem taxa de juros. É o caso da linha 2020 do New Discovery, Range Rover Evoque, Range Rover Velar e  Range Rover Sport.

 

A linha Jaguar também tem o mesmo prazo de carência, mas a montadora não cobrará juros para o financiamento dos modelos E-Pace, F-Pace e XE, os dois últimos podendo ainda serem financiados em até 24 meses.

 

A Audi criou o programa Audi Pass Plus, que embute revisões programadas e seguro nas parcelas do financiamento, além de carência e parcela balão. As facilidades são oferecidas para treze modelos, todos com taxa de juros de 0,59% ao mês e entrada a partir de 30%.

 

Audi Q8

 

A3 Sedan, A3 Sportback, A4, A5, Q3, Q5, SQ5 e e-tron, podem ser financiados com 30% de entrada e mais 23 parcelas, sendo a primeira paga após 90 dias. No fim do contrato, o cliente deve quitar a parcela balão equivalente a 50% do valor do automóvel.

 

Os modelos A6, A7 e Q8 contam com as mesmas condições, mas o dobro de carência: o cliente terá que quitar a primeira parcela somente depois de 180 dias. Já os compradores dos esportivos RS 4 Avant e RS Coupé, poderão optar por entrada de 30%, saldo balão de 30% e mais 35 parcelas, a primeira também a ser quitada só após seis meses. (AutoIndústria)