AutoIndústria
Ainda não há dados oficiais sobre o crescimento das vendas on line na área automotiva nestes tempos da pandemia da Covid-19, mas as várias ações na área têm movimentado esse mercado virtual desde que começaram as medidas de isolamento no País. No embalo deste novo movimento no varejo brasileiro, a General Motors inaugura na segunda quinzena de maio uma loja de carros novos no Mercado Livre, a primeira do gênero na plataforma de e-commerce que, a princípio, irá comercializar o novo SUV Tracker.
As conversas para implementar o projeto começaram no ano passado e foram aceleradas a partir da propagação do novo coronavírus, conforme revelou Hermann Mahnke, diretor executivo de marketing da GM, em entrevista on-line na manhã desta terça-feira, 12. “O showroom é Chevrolet e os vendedores são os concessionários”, comentou o executivo, lembrando que a montadora investe com mais força em processos na internet desde 2017, sendo que atualmente 93% da rede utiliza a ferramenta digital da marca.
Balanço de 2019 indica que 32% das vendas de carros da GM nasceram no ambiente digital, o equivalente a quase R$ 4 bilhões. A montadora optou por iniciar o projeto com o Tracker por ser seu mais recente lançamento e também pelo fato de o modelo ter gerado 5 milhões de visitas no site Chevrolet desde 19 de março, um recorde para a marca.
As compras on-line via loja no Mercado Livre valem para toda a América do Sul e gradualmente serão estendidas para todos os modelos da General Motors. Esta é a primeira experiência do Mercado Livre com venda de veículos novos e a empresa está aberta a negocia ação similar com outras marcas, conforme informações de Felipe Paranaguá, diretor de Publicidade do Mercado Livre Brasil.
Ao comentar os números da plataforma que é a maior de e-commerce e tecnologia financeira da América Latina, Paranaguá informou que por causa da pandemia do novo coronavírus houve um crescimento dos acessos no Mercado Livre de 28% no comparativo anual. Entre os dias 24 de fevereiro e 3 de maio, 5 milhões de novos compradores utilizaram a plataforma na América Latina, sendo 2,6 milhões do Brasil. Desse volume de novos usuários no País, 260 mil foram do segmento de veículos, que abrange usados e também autopeças.
Processo do showroom
O showroom Chevrolet oferecerá um tour virtual, com imagens, vídeos e informações detalhadas das versões do novo SUV compacto disponíveis nas concessionárias. Após a escolha do veículo, o consumidor poderá fazer a reserva on-line em apenas alguns cliques, pagando um sinal de R$ 1 mil no Mercado Pago, o que visa garantir segurança às transações.
A partir daí ele escolhe a loja mais próxima entre as 546 concessionárias da marca, para seguir com a jornada de compra. Neste período de distanciamento social, a Chevrolet viabiliza a entrega do veículo na casa do comprador, por meio da Operação Virtual. Haverá benefícios especiais para os clientes que realizarem a reserva do veículo na plataforma e também a possibilidade de test-drive e entrega delivery.
“A GM vem há cinco anos digitalizando seu processo de comunicação e venda. A jornada do consumidor hoje é multi-tela e multi-canal”, lembrou Hermann Mahnke. “Com as pessoas em casa e sem poder ir nas lojas, nossas soluções digitais precisam estar ainda mais integradas. A parceria com o Mercado Livre fortalece e diversifica nossos canais de vendas digitais”. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)