Montadoras e concessionários aceleram projetos de venda on-line

AutoIndústria

 

Tema antigo no setor e ainda um tabu entre muitos consumidores, as compras on-line de automóveis ganham força em tempos da pandemia da Covid-19, que vem mudando hábitos de higiene, de trabalho e da própria forma de adquirir bens diante da palavra de ordem do momento -“se puder, fique em casa”.

 

A Caoa Chery foi a primeira a anunciar venda em domicílio, ainda no mês de março, e acabou se dando bem no balanço de abril, com desempenho positivo que fez a empresa galgar degraus no ranking das marcas mais vendidas, ultrapassando os concorrentes mais próximos no mês. Outras marcas acabaram aderindo ao sistema e as que já tinham concessionárias digitais, como a Fiat e Volkswagen, incrementaram negócios do gênero.

 

Agora é a vez de a Hyundai lançar o Hyundai Express, desenvolvido em parceria com a Abrahy, associação dos concessionários da marca, que oferece serviço digital para a compra dos modelos HB20 e Creta de maneira totalmente remota.

 

Segundo a fabricante, a nova ferramenta reúne a estrutura digital já em operação pelas concessionárias, que engloba todas as etapas da compra de veículos por meio de seis passos: montagem do veículo pela internet, atendimento virtual de um vendedor via aplicativo de mensagens com vídeo chamadas, agendamento de test-drive em domicílio, avaliação on-line de veículo para troca, simulação de financiamento e, por fim, entrega do carro em casa com segurança e comodidade.

 

“O cenário atual desafia o modo de consumidores e revendas de carros fazerem negócio”, avalia Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil. “A nossa rede de concessionárias respondeu prontamente a isso com uma série de iniciativas on-line e em domicílio, mas faltava uma plataforma que reunisse todas essas soluções de maneira organizada e completasse todas etapas do processo. O Hyundai Express será a nova maneira de todas as nossas concessionárias no País atenderem os clientes com total segurança, sem a necessidade de deslocamentos e com a maior comodidade”.

 

Soluções digitais

 

Ainda não há números oficiais sobre volume de vendas on-line no setor automotivo, mas empresas que operam com soluções digitais destinadas aos concessionários interessados em incrementar negócios do gênero, como a Tecnobank, informam que a demanda por esse tipo de serviço vem crescendo.

 

Segundo o diretor comercial da Tecnobank, Cristiano Dantas, com o isolamento imposto pela pandemia o brasileiro se habituou rapidamente às plataformas digitais de vendas e negociações, fez transações de pagamentos digitais e recebeu praticamente tudo em delivery, até mesmo carros:

 

“O brasileiro teve que perder aquele costume de olhar pessoalmente o carro para comprar. Passou a aceitar comprar um automóvel por delivery, caso ele esteja em condições iguais ao que viu nas fotos”, comenta Dantas.

 

O executivo destaca que as ferramentas que existem hoje permitem a compra de um veículo do início ao fim do processo. “São soluções digitais que dão mais segurança e rapidez às operações on-line e comodidade a quem compra, já que é possível escolher, negociar, enviar a documentação para análise do financiamento, dar a entrada e até receber o veículo em casa”, afirma, lembrando que várias montadoras e concessionárias intensificam a oferta de  descrições e fotos dos veículos nos seus canais digitais, sejam sites de vendas ou redes sociais. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)