Isto É Dinheiro/Agência AFP
A fabricante de automóveis francesa PSA, que produz as marcas Peugeot e Citroën, anunciou a volta progressiva das atividades nas suas fábricas europeias nesta segunda-feira (04), um mês e meio depois da paralisação provocada pelas medidas de confinamento contra a pandemia da COVID-19.
“A retomada gradual e segura da produção acontecerá nas próximas semanas com uma primeira onda de reaberturas parciais da atividade industrial entre o 4 e o 11 de maio”, indicou o grupo em um comunicado.
Na França, a produção será retomada em alguns locais “a partir de 11 de maio”, data prevista para o desconfinamento da população e a reabertura das concessionárias. A volta ocorrerá nas fábricas de peças e de montagem em Hordain.
Outros espaços da montadora abrirão posteriormente.
“Queremos ser impulsionados pela atividade comercial, e não o contrário”, disse Yann Vincent, diretor industrial do grupo.
A partir dessa semana, a produção voltará gradualmente em Kenitra (Marrocos), Trnava (Eslováquia) e Mangualde (Portugal).
A maioria das montadoras europeias começaram a reativar sua produção nos últimos dias.
No entanto, o ritmo será lento, pois os fabricantes precisam de tempo para estabelecer as medidas de proteção dos trabalhadores e esperar o retorno das encomendas.
As vendas dos automóveis na Europa tiveram queda desde março com o fechamento dos pontos de venda por causa da pandemia. (Isto É Dinheiro/Agência AFP)