Diário do Transporte
A Scania e a Volkswagen Caminhões e Ônibus retomam a produção de veículos no Brasil na próxima segunda-feira, 27 de abril de 2020. A informação foi divulgada pelo CEO do Grupo TRATON, Andreas Renschler nesta quarta, 22.
De acordo com um comunicado divulgado pelo grupo, a Scania inicialmente vai testar em outros países a estabilidade da linha de produção e suprimentos em dois dias úteis desta semana.
Os testes ocorrem na Suécia e Países Baixos. Assim, na próxima semana, as operações já serão retomadas no Brasil e na França.
Por sua vez, também de acordo com Renschler, a produção na Volkswagen Caminhões e Ônibus será retomada na segunda-feira, 27, na planta de Resende, no Rio de Janeiro.
Conforme já noticiado pelo Diário do Transporte, a Scania já havia alterado a data de retorno das férias coletivas concedidas para o dia 27.
Na Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma proposta foi aceita pelos trabalhadores e inclui a suspensão de contratos de trabalho, redução de salários e jornada. Desta forma, a produção será retomada com menos funcionários na fábrica.
Ainda conforme o CEO do Grupo TRATON, a planta da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Queretaro, no México, está prevista para ser reaberta apenas no dia 04 de maio de 2020.
“Nós estamos nos concentrando totalmente em proteger a saúde de nossos funcionários e em limitar sensivelmente as consequências econômicas da pandemia do novo coronavírus, por meio do controle cuidadoso da retomada das operações de nossa produção”, afirmou o CEO do grupo, em nota.
O Diário do Transporte procurou a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Scania para buscar detalhes sobre a retomada da produção, mas as fabricantes ainda não responderam aos questionamentos. (Diário do Transporte/Jessica Marques)