AutoIndústria
As vendas globais do Groupe PSA registraram forte baixa no primeiro trimestre de 2020. A empresa, que congrega as marcas Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, negociou 627 mil veículos de janeiro a março, 29% a menos do que em igual período do ano passado, quando chegaram às ruas 886 mil unidades.
Com a maior parte dos negócios centrados na Europa – e parcelas bem menores na China e América Latina -, as vendas da empresa no trimestre foram impactadas, sobretudo, pelo fechamento das concessionárias ao longo de março na França, Espanha, Alemanha e Reino Unido, os maiores mercados do continente.
Opel e Vauxhall somaram 185,2 mil veículos vendidos, 35% a menos do que em 2019. A Peugeot, marca líder da empresa, teve 258,9 mil unidades negociadas (-26,2%) e a Citroën, 171,1 mil. A DS, divisão de luxo, acumulou 11,7 mil veículos e crescimento de 9,9 %.
O carro mais vendido do grupo foi o Opel Corsa, com mais de 55,6 mil unidades, seguido do Peugeot 208, com 51 mil unidades, Peugeot 3008, 42,7 mil, e Citroën C3, 41,1 mil.
“O grupo agora se concentra na preparação da recuperação em um ambiente econômico caótico”, afirma Philippe de Rovira, diretor financeiro da empresa, cuja receita da divisão automotiva recuou 15,7% em 2020, para € 11,9 bilhões.
Projeções da PSA indicam que o quadro médio registrado após os três primeiros meses não deve ser muito alterado até dezembro. A expectativa para as vendas na Europa é de recuo de 25%, mesmo porcentual esperado para a América Latina. Os negócios na China e Rússia devem cair, respectivamente, 10% e 20%.
De qualquer forma, o conglomerado francês admite: “Atualmente está difícil avaliar as perspectivas e dependerá da escala, duração e extensão geográfica da crise do Covid-19, bem como das medidas adotadas pelos países”. (AutoIndústria)