Jornal do Carro
A Honda anunciou a morte de um motorista que guiava um New Civic LXS 2008, a primeira no Brasil causada por um defeito no airbag produzido pela Takata. O modelo foi listado em um recall, mas o proprietário não fez o reparo.
“A Honda expressa suas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos da vítima e ofereceu atendimento e suporte à família”, se pronunciou a empresa, em nota. A perícia determinou que houve a ruptura anormal do insuflador do airbag da Takata, causando ferimentos que levaram à morte do motorista.
Os airbags defeituosos da Takata causaram a maior série de recalls da história da indústria automotiva global. Mais de 100 milhões de veículos produzidos entre o fim dos anos 90 e meados da década de 2010 foram afetados.
O veículo em questão foi convocado em 2015 para troca do insuflador do airbag do lado do motorista.
A empresa solicita a todos os proprietários para checarem se seus veículos estão incluído nos recalls acessando www.honda.com.br/recall. O agendamento pode ser feito pelo mesmo site ou pela Central de Atendimento: 0800-701-3432.
Honda fez vídeo de conscientização.
Em 2019, a Honda começou a veicular uma campanha sobre os air bags defeituosos da Takata. O vídeo traz Tiago Ferreira, uma das vítimas confirmadas no Brasil. Tiago fala sobre os ferimentos que teve no peito e em outras partes do corpo.
A campanha foi criada para alertar os proprietários que ainda não haviam realizado a troca dos airbags. Os carros envolvidos foram produzidos entre 2001 e 2015. Na época, 58% dos carros da marca envolvidos no recall atenderam as convocações para a substituição do componente.
História: airbags defeituosos da Takata
O problema dos airbags defeituosos da Takata estão relacionados a mais de 290 ferimentos em todo o mundo. Segundo a Reuters, do total de 23 mortes ligadas ao produto, 21 delas ocorreram dentro de veículos da Honda.
Mais de 30 marcas convocaram mais de 100 milhões de veículos, em todo o mundo, que podem estar com defeito. Só a Honda se viu com mais de 13 milhões de carros das marcas Honda e Acura envolvidos no recall. (Jornal do Carro)