O Tempo
Pelo segundo ano consecutivo, a Ferrari foi eleita como a marca “mais forte e influente” do mundo. O título anual é concedido pela Brand Finance, uma das maiores empresas independentes de consultoria empresarial do planeta.
De acordo com a Brand Finance, a fabricante de carros de luxo atingiu 94.1 pontos em 100 possíveis no Índice de Força da Marca (BSI, na sigla em inglês) com conceito AAA+, nota obtida por apenas 12 marcas das 500 avaliadas pela consultoria.
A Disney ocupa a segunda posição no ranking de “força da marca”, seguida pela chinesa WeChat em terceiro lugar. Na lista das dez marcas mais fortes estão também nomes como: a Coca-Cola, a Rolex, a PricewaterhouseCoopers (PwC) e a PayPal.
Valor estimado em US$ 9 bilhões
O resultado do relatório foi apresentado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A Brand Finance estima que a marca Ferrari vale hoje cerca de US$ 9 bilhões (R$ 37,7 bilhões), um aumento de 9% em relação à 2018, graças ao resultado positivo nas vendas e a força do nome da montadora italiana.
O “valor da marca” é calculado pela Brand Finance com base nos lucros obtidos pelos licenciamentos de cada empresa no mercado em geral. Já a “força da marca” é medida por meio da eficácia do desempenho da empresa em relação aos principais concorrentes.
A melhor reputação
Outro dado que chama atenção no relatório é a boa reputação do setor automotivo. Entre os diversos ramos da economia, as montadoras sustentaram a melhor reputação entre os consumidores em 2019 segundo a Brand Finance, com nota 6.9 em 10, seguidas de perto pelas marcas de tecnologia (6.8) e de roupas (6.6). (O Tempo/Igor Veiga)