Motor 1
Considerados os maiores SUVs produzidos pela Chevrolet no mundo, os grandalhões Suburban e Tahoe acabam de mudar completamente de geração. Desenvolvido dentro da nova filosofia estética da marca, ambos buscam inspiração em modelos já lançados, como a picape Silverado, e reforçam a pegada robusta que sempre caracterizou o design da família. Além disso, estão maiores do que em qualquer outra geração, oferecendo amplo espaço interno para até 8 ocupantes e os mais recentes recursos tecnológicos do mercado. As vendas serão iniciadas em 2020, sendo a América do Norte o principal destino. Preços ainda não foram divulgados, mas especula-se algo em torno de US$ 70 mil, cerca de R$ 290 mil numa conversão direta.
Por fora, a dianteira imponente tem capô elevado e os faróis integrados ao formato da grade e do para-choque remetem diretamente a Silverado. As rodas são grandes, sendo de 18 polegadas como item de série e 20 polegadas como opcional. A carroceria, que tem 8 opções de cores diferentes para a pintura, é a maior da história para ambos os modelos. No caso do Suburban, o comprimento total agora é de 5,73 metros de comprimento (sendo 3,40 m de entre-eixos), enquanto no Tahoe temos 5,35 metros ao todo (com 3,07 de entre-eixos). As novas medidas proporcionam por consequência ampliação do espaço interno. Segundo a GM, os passageiros da terceira fileira têm muito mais espaço para as pernas e o porta-malas oferece mais espaço mesmo com todo os bancos em uso.
Os passageiros também tem à disposição mais tecnologia, sendo possível equipar tanto o Suburban quanto o Tahoe com até cinco monitores individuais. No painel, o sistema de entretenimento padrão tem 10 polegadas e a Chevrolet garante ser a maior do segmento. Nos quesitos segurança e comodidade, a marca diz oferecer mais de 30 recursos diferentes, incluindo os tradicionais airbags e recursos de última geração como assistentes de direção. Nesse ponto, destaque para frenagem de emergência automática como item padrão para todos os níveis de acabamento, além de diversas câmeras, alertas de colisão, alertas de pedestres na frente e atrás, entre outros.
Mecanicamente, a plataforma T1 é a mesma das picapes Silverado e GMC Sierra – e será usada também pelos novos GMC Yukon e Cadillac Escalade. A diferença é que nos SUVs a GM optou por adotar um sistema de suspensão independente, deixando de lado o tradicional eixo sólido. Os ganhos são vistos principalmente em conforto e dirigibilidade. Sob o capô, são oferecidos motores 5.3 V8 de 360 cv, 6.2 V8 de 426 cv e 3.0 6 cilindros Duramax turbodiesel de 281 cv. Em todos os casos o câmbio é automático de 10 marchas. (Motor 1/Dyogo Fagundes)