GM mata todo os carros da Opel de seu portfólio

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É o fim de uma era: desde que a Opel foi vendida para a PSA em 2017 era questão de tempo até que a General Motors não pudesse mais usar modelos de sua antiga marca para outras fabricantes. Depois de colocar fim à vida dos Buick Cascada e do Regal nos EUA, chegou a vez dos Holden.

 

Modelo com maior abrangência global da Opel, o Insignia era reaproveitado pela Buick nos EUA e China como Regal, enquanto na Austrália recebia logo da Holden e usava o icônico nome Commodore. Apenas para contextualização: o nome Holden Commodore tem, para os australianos, a mesma força que Volkswagen Gol para os brasileiros.

 

O VW Gol da Austrália

 

O Commodore viveu seu auge em 1998 quando vendeu 217.882 unidades na Austrália. Vale lembrar que nesses ano o modelo foi importado para o Brasil como Chevrolet Omega. Desde que foi convertido para um Opel rebatizado, o modelo definhou nas vendas, tanto que menos de 9 mil sedãs foram vendidos em 2019.

 

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Outro modelo que deixará de ser GM é o Astra, vendido pela Holden em versão hatch e sedã (nesse caso, um Cruze rebatizado). O modelo nunca vendeu bem por lá e está próximo de ser renovado – motivo pelo qual tirou também o Commodore de linha.

 

Parte do grupo PSA desde 2017, a Opel agora passa a não ter mais relações diretas entre seus modelos e os da General Motors. As atuais gerações de Insignia e Astra ainda compartilham algumas peças com modelos Chevrolet, mas em breve adotarão plataformas e componentes Peugeot e Citroën, como aconteceu com o Corsa.

 

Opel no Brasil

 

Nos anos 1990, a linha Chevrolet no Brasil era totalmente dominada por carros da Opel. Nosso portfólio era praticamente um espelho do que era visto no Velho Continente. A divisão nacional ganhou independência com o tempo, deixando os carros da Opel apenas para outras marcas da GM.

 

Os últimos resquícios da Opel no Brasil estão vivos até hoje na Montana, que usa a mesma plataforma do Corsa de 1994. O último carro da marca europeia a ser vendido apenas como um Chevrolet rebatizado por aqui foram Corsa, Meriva e Zafira.

 

Todos esses foram substituídos por projetos 100% nacionais, no caso Onix, Prisma, Cobalt e Spin. A plataforma GSV foi feita em parceria com a Opel e unidades do Corsa foram usadas como mula para o desenvolvimento da base de Onix e seus irmãos. A atual GEM (Onix Plus) tem participação chinesa e não tem mais relação com a Opel. (iCarros/João Brigato)