Vissta Buss DD ganha troféu de destaque em bienal brasileira de design

Diário do Transporte

 

O Vissta Buss DD, ônibus de dois andares de alto padrão produzido pela Busscar, de Santa Catarina, ganhou o troféu de destaque na categoria Design de Produto na 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, promovido pela Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil, considerada uma das mais antigas e importantes entidades do segmento.

 

O evento ocorre até o dia 16 de dezembro de 2019, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, no Paraná.

 

De acordo com a coordenadora de produtos da Busscar, Adriane Shibata, ao Diário do Transporte, dois modelos da marca foram selecionados e o DD foi contemplado.

 

“Nós tivemos dois projetos selecionados. Um do DD e o outro foi da linha Vissta Buss. Os dois projetos foram selecionados para o catálogo da bienal desta edição. Os prêmios destaque foram selecionados por um curador que escolheu 50 projetos. Os jurados deram as notas e, entre os projetos, foi selecionado o DD, por isso ele é um projeto destaque” – explicou.

 

Segundo o catálogo da Bienal, entre os pontos que chamaram a atenção no ônibus de dois andares estão o requinte, as linhas contemporâneas, inspiradas nas tendências do design automotivo, os faróis com indicador de direção sequencial e tecnologia de luz difusa empregada nas lanternas delimitadoras e lanternas traseiras.

 

O DD – Double Decker da Busscar é indicado para rotas rodoviárias regulares de longa e média distância e fretamento receptivo e turismo.

 

O veículo pode ter diferentes configurações internas, desde as executivas até às de alto padrão com mesinhas para reuniões, poltronas leito-cama e central multimídia.

 

Para o mercado nacional o Vissta Buss DD pode ser encaroçado em até 14 metros na configuração 6X2 (três eixos sendo um de tração) e para 15 metros na versão 8×2 (quatro eixos sendo um de tração), sendo disponível para as marcas Mercedes-Benz, Volvo e Scania.

 

O veículo também é um dos destaques nas exportações da Busscar. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)