O Brasil Sobre Rodas
De olho à multiplicação dos SUV´s, que se desdobram cada vez mais em novos nichos, a JAC Motors está apresentando mais uma alternativa de utilitário-esportivo para o mercado brasileiro. Atualmente, a marca já comercializa os modelos T40, T50 e T80, sem contar as opções 100% elétricas (iEV20 e iEV40). Com o T60, a JAC pretende introduzir neste segmento de mercado os mesmos patamares de desempenho, tecnologia e sofisticação de sua versão top de linha – o T80 –, mas com um preço muito mais próximo à categoria de SUV´s médios.
Como um modelo de porte médio-grande, mas extremamente bem equipado desde a versão Pack 2, o JAC T60 ganhará notoriedade rapidamente em seu segmento. “Nenhum outro SUV na faixa de R$ 100 mil é tão bem equipado e sofisticado. Além disso, o JAC T60 garante um desempenho empolgante como nenhum outro modelo desta categoria”, define Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Quem disse que não era possível reunir a versatilidade de uso de um utilitário com o temperamento mais nervoso de um esportivo?” desafia Habib.
O vigésimo-sexto lançamento da JAC Motors no Brasil (em menos de 9 anos de mercado) apoia-se em um motor de apenas 1,5 litro de deslocamento volumétrico, turboalimentado, para proporcionar o prazer ao dirigir apregoado pelo presidente da marca. Os 168 cv de potência surgem a apenas 5.500 rpm. Mas é no torque que a unidade motriz, dotada de sistema VVT (variador de fase do comando de válvulas), esbanja sua eficiência: ele produz 21,4 kgfm a 2.000 rotações. Na prática, o torque máximo está sempre disponível.
Pronto a acelerações vigorosas e retomadas ágeis, o T60 apresenta uma performance só vista em sedãs esportivos e que, certamente, irá distingui-lo rapidamente dos principais concorrentes. O motor atua em conjunto com o câmbio CVT de 6 marchas criadas eletronicamente. Atinge 195 km/h e requer somente 9,6 segundos para sair da imobilidade e alcançar 100 km/h.
Igualmente responsável pela segurança ao rodar, mesmo em altas velocidades, é a suspensão independente MacPherson na frente e com eixo de torção na traseira, com molas e amortecedores calibrados para mesclar conforto ao rodar e firmeza nas curvas. O conjunto é amparado por um extenso conjunto de recursos eletrônicos que preservam aderência e estabilidade em curvas, com destaque para o controle eletrônico de tração e estabilidade.
Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS, sendo esses dois últimos, respectivamente, Brake Assist System e Brake Overide System, isto é, assistência em frenagens de pânico e sistema de “cancelamento”, que atua quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador (é cortada a potência do motor, prevalecendo a segurança das frenagens).
As rodas são de liga leve aro 17″ e têm desenho exclusivo, calçando pneus 215/50 R17 – o perfil mais baixo não compromete a performance em condições suaves de off-road, até por se tratar de um SUV. Mas seguramente é um diferencial positivo nas tocadas mais esportivas, onde minimiza o efeito de rolling da carroceria em altas velocidades.
A direção é um capítulo à parte. Oferece sistema elétrico progressivo, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor como nos sistemas hidráulicos. Concebido para acomodar confortavelmente uma família de 5 pessoas, outro diferencial do JAC T60 é a capacidade do porta-malas de 650 litros, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco traseiro e que pode chegar a 1.210 litros.
Uma das grandes virtudes de todos os modelos JAC Motors lançados no país sempre foi a boa relação custo/benefício. E não será diferente com o T60. De forma bem objetiva, o T60 vai custar o preço dos modelos compactos (Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta), mas muito maior e mais equipado e sofisticado. Ao avaliarmos os SUV´s que possuem realmente o porte do T60 (Jeep Compass, Chery Tiggo7, Mitsubishi ASX), o modelo da JAC se posicionará de maneira bem mais competitiva – e continuará sendo muito mais equipado e sofisticado!
Com dimensões generosas – 4,41 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos –, o JAC T60 foi desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália. Por dentro, o modelo da JAC acomoda confortavelmente cinco adultos e prima pela sofisticação. O acabamento é refinado e a lista de equipamentos premia o cliente com o pacote mais generoso do mercado brasileiro.
Não é exagero afirmar que o JAC T60 garante um nível inigualável de equipamentos de série. Ele repete os itens já constantes em outros SUV´s da marca, já na chamada “versão básica”, ou seja, o Pack 2:
– chave Keyless
– fechamento dos vidros com comando na chave
– faróis com acendimento automático
– luzes diurnas de LED (DLR)
– faróis com regulagem elétrica de altura
– luzes de conversão estática
– cruise control
– sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
– computador de bordo
– volante multifuncional
– câmera de ré
– freios com ABS, BAS e BOS
– assistente de partida em rampa (HSA – Hill Start Assist)
– controles eletrônicos de tração e estabilidade (TCS e ESP)
– TPMS
– assentos Isofix
– vidros com acionamento elétrico e antiesmagamento
– retrovisores com acionamento elétrico
Mas o T60 vai além. E ainda contém:
– câmera 360 3D
– direção elétrica progressiva
– freio de estacionamento elétrico
– rodas de liga aro 17
– banco do motorista com ajustes elétricos
Vai além mesmo. O JAC T60 exibe ainda:
– painel 100% Digital Active Info Display, com tela de TFT e 3 modos de apresentação
– tela multimídia de 10,25 polegadas no console central, com conectividade que inclui
– espelhamento com Android e iOS.
– Central touch de comandos do multimídia e da climatização
E ainda há um pacote de opcionais que faz seu preço chegar ao valor de R$ 104.990, e que inclui:
– teto solar elétrico
– bancos em couro
(O Brasil Sobre Rodas)