Diário do Transporte
A Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolveu para a concessionária Breitkopf, de Santa Catarina, um modelo de chassi exclusivo para micro-ônibus 9.160 ODS AT.
O veículo tem suspensão a ar e câmbio automático de seis marchas mais a ré, enquanto que no mercado, outras marcas comercializam modelos automáticos de cinco marchas.
A transmissão é Allison T 2100 e tem inibidor eletrônico para evitar que inadvertidamente o motorista saia em segunda marcha, o que pode sobrecarregar o conjunto e danificar o ônibus.
Caixa Alisson é de seis marchar mais a ré.
O comprimento total do micro é de 7,44 metros e a largura de 2,15 metros.
De acordo com a Breitkopf, foram desenvolvidas dez unidades, sendo que quatro já estão disponíveis para pronta entrega e seis em processo de montagem.
A principal vantagem é que com o conjunto de suspensão a ar e câmbio automático há um ganho de conforto para o motorista e passageiros, com a possibilidade de redução de custos de operação, inclusive de consumo de óleo diesel, dependendo dos trajetos e da forma de condução.
O motor é da Cummins ISF Euro 5 que necessita do Arla 32, um agente líquido utilizado para reduzir as emissões de poluentes e atender as atuais normas de restrição.
De acordo com a concessionária, o modelo é indicado para fretamento rodoviário e motor home, mas pode receber também carrocerias urbanas. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)