Diário do Transporte
Em plena recuperação após mais de três anos de expressivas quedas, entre 2014 e 2017, o mercado de ônibus novos no Brasil registrou de janeiro a novembro deste ano, alta de 41,39% em comparação com o mesmo período de 2018.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 02 de dezembro de 2019, pela Fenabrave – Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos, que reúne concessionárias e revendedoras.
Foram emplacados em onze meses, 24.759 ônibus, entre urbanos e rodoviários dos mais variados segmentos. No ano passado, neste período, foram 17.511 unidades
Entre outubro e novembro, porém, houve queda de 17,44%, passando de 2.700 unidades para 2.229.
Já na comparação entre novembro de 2018 e novembro de 2019, a alta é de 16,64%, de 1.911 unidades para 2.229.
Marcas
No mercado geral de ônibus, no acumulado entre janeiro e novembro, segundo o boletim da Fenabrave, a Mercedes-Benz lidera com 61,87%. Em segundo lugar, está a Volkswagen, com participação de 20,59%. Na terceira posição está a Volare (Marcopolo), que vende os miniônibus já montados, com 9,55%. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)