Corte de subsídios da China quase dobra mercado de carros elétricos

Avalanche de Notícias

 

O mercado chinês de veículos elétricos e novos combustíveis (NEV) deve crescer novamente no próximo ano, devido ao envolvimento de um número crescente de montadoras, mas são necessários incentivos governamentais adicionais, disseram executivos da empresa.

 

A China apoia ativamente a introdução do NEV e introduziu cotas de produção obrigatórias para as montadoras. No entanto, os subsídios ao NEV foram significativamente reduzidos este ano como parte de um plano geral para reduzir o suporte, o que tornou esses veículos mais caros. Em outubro, as vendas de NEV caíram 45,6% em relação ao ano passado.

 

Antes da redução dos subsídios, o mercado chinês, que incluía híbridos que limpam carros elétricos e movidos a células a combustível de hidrogênio, teve um desempenho muito bom: as vendas do ano passado cresceram 62%.

 

“No próximo ano, esperamos que o mercado NEV continue a crescer, talvez não tão ativamente quanto no passado”, disse Stephan Woellenstein, CEO da Volkswagen, à Reuters no salão do automóvel de Guangzhou na semana passada. Segundo ele, a questão principal da recuperação do mercado depende do lançamento de novos modelos NEV por grandes montadoras, pois populariza esses carros: “Isso naturalmente beneficia, mas também altera a percepção dos consumidores e estimula o mercado”.

 

Montadoras como Volkswagen, Toyota Lexus, Mercedes Benz e Tesla participaram do salão do automóvel de Guangzhou para mostrar os carros elétricos recém-lançados com um novo design.

 

O presidente da startup de carros elétricos XPeng em Guangzhou, Brian Gu, que levantou US $ 400 milhões da Xiaomi e de outros investidores, acredita que melhorar a infraestrutura de cobrança do país ajudará a recuperar as vendas do NEV no próximo ano.

 

Outro fator positivo na redução do preço do NEV é o crescente número de fabricantes de automóveis que produzem esses carros: “Em cerca de dois anos, do meu ponto de vista, os carros elétricos serão muito mais baratos que os carros com motores de combustão interna, uma vez que o custo das baterias diminui muito rapidamente – os volumes reduzem o custo”.

 

No entanto, nem todos os executivos que conversaram com a Reuters estão otimistas. O gerente geral de veículos elétricos BluePark da BAIC, Ma Fanglie, disse que o setor está sob pressão e são necessárias medidas de apoio mais sensíveis.

 

Fu Bingfeng, vice-presidente executivo da Associação de Fabricantes de Automóveis da China, disse que funcionários do governo estão discutindo maneiras de apoiar o setor a médio e longo prazo: “Nossos esforços atuais serão aumentar a demanda real do consumidor, incluindo a melhoria da infraestrutura e das cadeias de suprimentos”. (Avalanche de Notícias)