Crédito automotivo e a redescoberta do carro usado

InfoMoney

 

Caros leitores, digníssimas leitoras: o mercado automotivo, neste ano, está vivendo um período de “lua de mel” com o setor bancário – mais precisamente na opção de financiamento de veículos.

 

Segundo o pessoal da B3, a quantidade de carros financiados neste ano (janeiro a outubro) é 10% maior do que o mesmo período do ano passado. Neste período, ultrapassamos a marca de 4 milhões de carros (novos e usados) financiados. Este é o melhor resultado dos últimos cinco anos!

 

Isso por si só é fenomenal para a indústria automotiva. Mas o “mais-legal-de bom” foram as outras informações que encontrarmos lá com o pessoal da B3.

 

Um dos pontos que conseguimos vislumbrar com mais precisão é: para onde foi esse direcionado esse crédito. E para onde ele foi? Basicamente, mais de 72% de todos os carros financiados foram de veículos usados.

 

De fato, segundo a B3, usando o aclamado conceito “nunca antes na história desse país” se financiou tanto carro usado como neste ano. Até agora, já tivemos quase 2,9 milhões de carros usados financiados. Recorde histórico absoluto!

 

O que explica em grande parte essa mudança de consumo? Em geral, a baixa participação dos veículos novos na demanda por crédito é atrelada à aquisição de carros por parte das locadoras (boa parte não é financiada pelo sistema tradicional).

 

Como as locadoras passaram a ter uma participação importante (e complicada) na venda do veículo novo, é natural que essa participação continue baixa nos próximos ciclos.

 

Mas, não é só isso: houve aqui também uma mudança comportamental no perfil dos consumidores de carros. A primeira, é aquela máxima que os leitores do InfoMoney expõem nos comentários: o carro novo aqui no Brasil é absurdamente caro (ainda mais se comparado com as versões/modelos que circulam lá fora).

 

E isso impacta (para o consumidor) qual carro/modelo comprar: um veículo novo, seminovo ou usado? Neste cenário, o mercado de usados (ou seminovos) nos últimos anos explodiu (em certa parte) por causa da alta no preço do veículo novo, atrelado à retração econômica na qual vivemos.

 

Uma informação que pegamos com o pessoal da FENAUTO é que, apesar dos bons resultados dos últimos anos no mercado de veículos usados, neste ano temos uma retração de quase 2%. Mas, analisando o mercado de veículos com mais de 09 anos, a história é outra – este nicho registrou crescimento de 8,6%.

 

E aí o pessoal da B3 confirma isso para nós: o volume de carros usados (financiados) que mais cresceu foi o de carros mais antigos! O mercado de carros financiados tem aumentado quase 10% neste ano mas, se pegarmos o bolo de veículos com mais de 09, anos esse crescimento ultrapassa os 26%.

 

Além dessa mudança no perfil de compra do consumidor, notamos que o sistema bancário também mudou. Antes, os bancos/financeiras só queriam o filé-mignon. Ninguém queria roer o osso. Todos brigavam pelo carro novo e, no máximo, pelo seminovo.

 

Mas percebemos que os bancos estão mudando de rumo… Hoje, quase 20% dos financiamentos de carros é para esses veículos mais velhos, e essa tendência só cresce.

 

Boa parte dos consumidores estão mudando o seu hábito de consumo. O segmento de carros com mais de nove anos foi o que mais cresceu. Percebam que, em 2013, para cada carro nessa faixa de idade que era financiado, financiávamos 4 novos. Hoje, a proporção é de 2 para cada 3.

 

Um novo mercado está se abrindo. E, como diria Sérgio Reis: “Panela velha é que faz comida boa!” (InfoMoney/Raphael Galante, economista, trabalha no setor automotivo há 14 anos e atua como consultor na Oikonomia Consultoria Automotiva)