Daimler ajuda transportador a estrear na eletromobilidade

Estradão

 

Área da Daimler Trucks dedicada ao desenvolvimento de soluções para o transporte baseado no acionamento elétrico, E-Mobility Group, criou gama de serviços de consultoria para amparar o transportador em sua estreia na logística do transporte elétrico. Inicialmente, o atendimento estará disponível para os mercados da Europa, América do Norte e Japão.

 

A fabricante define como um ecossistema holístico, com uma linha de serviço, o que inclui uso de aplicativo que facilita a entrada na eletromobilidade, caso do eTruck Ready, com o qual o transportador poderá determinar condições e rotas mais adequadas para operações com caminhões elétricos.

 

Programado para ser lançado no IAA 2020, o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, Alemanha, o aplicativo registra percursos a partir de um caminhão convencional. Informações como velocidade, aceleração, altitude, carga útil e temperatura permitirão que o programa gere uma estimativa do consumo de energia de um modelo elétrico da fabricante, criando então um cenário de uso mais realista.

 

Os dados consolidados pelo aplicativo compõem também a base para serviços personalizados de consultoria. A partir deles, a equipe do E-Mobility terá suporte para indicar rotas que tornam a operação mais eficiente, além do dimensionamento a respeito da infraestrutura de carregamento necessária.

 

“Nossos caminhões elétricos estão em testes práticos em todo o mundo. Graças ao estreito intercâmbio com nossos clientes, entendemos desde o início a necessidade de pensar além do veículo”, resume em nota Gesa Reimelt, chefe do grupo de mobilidade elétrica da Daimler. “É por isso que oferecemos um ecossistema adaptado ao uso e às necessidades dos clientes, com consultoria e soluções de cobrança da infraestrutura”.

 

A Daimler Trucks é uma das pioneiras na oferta de caminhões elétricos com o início da produção em série do Fuso eCanter, em 2017. A empresa conta de mais de 140 unidades do modelo em operação em cidades como Nova Iorque, Tóquio, Berlim, Londres, Amsterdã, Paris e Lisboa. Mais recentemente iniciou testes junto a transportadoras europeias com o Mercedes-Benz eActros e, no Estados Unidos, com os Freightliner eM2 e eCascadia. (Estradão)