Em 2030, 30% dos veículos comerciais terão energias alternativas, diz estudo

Frota & Cia

 

De acordo com estudo do Boston Consulting Group (BGC), até o fim da próxima década, 30% dos veículos comerciais vendidos no mundo serão de energias alternativas.

 

Segundo a estimativa, as vendas dessa categoria crescerão em um ritmo lento ao longo desse período, cerca de 2% ao ano. Ao mesmo tempo, os lucros dos veículos a combustão deverão cair 10% no mundo. Com isso, as companhias do setor deverão concentrar os seus esforços em três tecnologias que despontam como promissoras para os próximos anos: Gás Natural Liquefeito (GNL), Células de Combustível a Hidrogênio e Baterias Elétricas.

 

Em seu artigo, o BCG também destaca os três mercados estarão a frente da implementação de novas energias: China, Estados Unidos e Europa. Até 2030, a China será líder na adoção de veículos comerciais “limpos”, com 33% dos novos automóveis dessa categoria através de energia alternativa. Na Europa, a fatia será de 31%, e, nos EUA, de 25%.

 

É possível prever ainda por onde virá a maior parte da adesão das novas energias, segundo estudo. A maior adesão virá dos veículos comerciais leves urbanos, dentre os quais mais de 40% serão movidos a baterias elétricas na China e na Europa. Na categoria de pesados, a China desponta mais uma vez como pioneira, onde 20% dos novos caminhões pesados serão movidos a células de hidrogênio. (Frota & Cia/André Garcia)