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O veganismo deixou de ser uma “modinha” e passou a ser um estilo de vida levado bastante a sério por seus adeptos. Estima-se que esse mercado cresça 40% ao ano no Brasil, sendo que mais de 5 milhões de brasileiros se definem como veganos. Mais do que deixar de comer carne, os veganos não consomem nada que contenha origem animal ou produtos que os utilizam para experiências laboratoriais.
De olho nesse mercado que cresce a largos passos, o veganismo está saindo da mesa do consumidor para itens como roupas, sapatos, bolsas e até o banco do carro. É a inovação aplicada na indústria química.
A Cipatex, empresa brasileira líder na fabricação de produtos sintéticos, lançou há pouco mais de um ano, com exclusividade no mercado, o laminado vegano, um material inovador que une desempenho, design, sustentabilidade e tecnologia, livre de qualquer traço de origem animal, podendo substituir perfeitamente a utilização do couro, conferindo ao produto final conforto e beleza, com aspecto e textura semelhantes ao couro, com a possibilidade de fazer diversos tipos de gravações e cores e ainda 100% reciclável ao final de sua vida útil.
“A demanda por produtos veganos tem aumentado em função da força que a filosofia vem tendo. Por isso, a Cipatex deu início a pesquisas inovadoras e parcerias para desenvolver uma linha de laminados para bolsas, calçados e assentos automotivos completamente isentos de qualquer traço de origem animal, e que têm qualidade e durabilidade tão boas quanto o couro animal”, diz Rodolfo Zaratin, gerente de Desenvolvimento da Cipatex. “Temos certeza de que mesmo as pessoas que não são adeptas ao veganismo usariam um calçado, uma bolsa, um cinto e até mesmo escolheria um carro pelo simples fato de saber que ali tem um produto que traz uma conscientização para a sociedade sobre a importância do bem estar animal e uma visão mais holística sobre o ser humano”, finaliza Zaratin. (Portal Segs/Juliana Oliveira)