Caoa Montadora Recebe Certificação Por Gestão Ambiental

Portal Segs

 

A CAOA Montadora recebeu a certificação ISO 14001:2015, norma que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental em empresas, por contribuir com o meio ambiente ao atender com excelência todos os critérios na fabricação e montagem de veículos automotores.

 

A ISO 14001 foi criada para estabelecer estratégias para a atuação sustentável das empresas. Em 2015, a norma foi atualizada com o intuito de aprimorar o Sistema de Gestão Ambiental e a atuação das instituições que a implantaram.

 

A CAOA, buscando investir em ações focadas na preservação do meio ambiente, implantou programas ambientais e políticas de meio ambiente em sua Montadora, em Anápolis (GO). Essas ações fizeram com que a fábrica atingisse uma redução de 50% no consumo de água por carro produzido. Além disso, implantou a reutilização de 100% dos efluentes líquidos tratados em sua estação de tratamento, o aproveitamento de água de chuva e o alto índice de reciclagem dos resíduos gerados entre diversas outras ações.

 

O Gerente de Manutenção e Meio Ambiente da CAOA Montadora, Rafael de Paula, reforça que “alcançar esta certificação é de extrema importância para a CAOA, pois concretiza todo o esforço e trabalho desenvolvido nos últimos anos. Além da efetividade do programa, buscamos transformar o comportamento dos nossos colaboradores diretos e indiretos e o desenvolvimento socioambiental da região”.

 

Como parte dessas ações, a CAOA participa do projeto Pró-Água que visa o reflorestamento das matas ciliares e nascentes que abastecem a cidade de Anápolis (GO) e já doou mais de 20 mil mudas de árvores nativas produzidas em seu próprio viveiro. Colabora também, fornecendo palestras e atividades educativas para os alunos do ensino fundamental das escolas municipais com foco na coleta seletiva, reciclagem, uso racional da água e aproveitamento do resto de alimentos como adubo orgânico através da compostagem doméstica.

 

Para dar continuidade ao projeto, a CAOA continua investindo em novos métodos, “atualmente estamos instalando o primeiro sistema de geração de energia solar do Distrito Industrial de Anápolis (DAIA). O nosso prédio, Centro de Pesquisas em Eficiência Energética (CPEE), terá a sua fachada preenchida por células fotovoltaicas que vão gerar de 10% a 15% da energia requerida pela área”, completa Rafael.

 

Outras conquistas

 

Além da certificação ISO 14001:2015, a CAOA foi a grande vencedora do 17ª Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente, realizado em 2018, na modalidade “Elementos Naturais” pelo trabalho desenvolvido com o programa hídrico. Desde que deu início à suas operações na fábrica, a 12 anos atrás, a CAOA investiu mais de R$ 20 milhões em tratamentos de efluentes, na redução do consumo hídrico e gerou uma economia de mais de 100 milhões de litros de água. (Portal Segs/Anderson Cavalcante)