Frota & Cia
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 200 milhões para a implantação do sistema BRT (bus rapid transit) de Sorocaba (SP). Ao todo, os recursos aprovados correspondem a 51% do investimento total. O total da obra está estimado em R$ 394 milhões, e serão repassados à BRT Sorocaba Concessionária de Serviços Públicos SPE S.A.
O projeto visa à implantação da concessão pública, que tem período definido de 20 anos em Sorocaba, com a execução de obras civis de vias BRT e vias estruturais, estações, terminais, abrigos, pátio e garagem, além de aquisição de material rodante.
O sistema de BRTs e de faixas exclusivas serão integrados a linhas alimentadoras de ônibus e ciclovias. Além disso, contará com a utilização de bilhete único e reconhecimento biométrico. A integração contribui para otimizar o sistema de transporte de Sorocaba, valorizando o transporte público. A segurança e a manutenção do sistema de BRT ficarão a cargo da concessionária.
A operação de financiamento buscou garantir o uso dos recursos advindos do pagamento de passagens como garantia do empréstimo. Dessa forma, o repasse das tarifas aos operadores de transporte público locais respeitará estritamente os contratos de concessão pública estabelecidos. Esse modelo torna a financiabilidade dos operadores menos arriscada. Modelo semelhante foi adotado no financiamento do metrô de Salvador. (Frota & Cia/André Garcia)