União por novo corredor elétrico

Jornal do Carro

 

Volkswagen, Porsche e Audi (marcas do grupo que leva o nome da primeira) fecharam parceria com a empresa de energia EDP para a instalação de 30 estações de recarga rápida para carros elétricos e híbridos. Serão 29 de 150 kW e uma de 350 kW.

 

A primeira será instalada em 2020. Todas estarão em operação em até três anos. As estações serão resultado de investimento de R$ 32,9 milhões para ligar Vitória (ES) a Florianópolis (SC), passando por Rio de Janeiro e São Paulo. Com a inauguração dessas novas estações, o corredor terá ao todo 64 postos de recarga espalhados por 2.500 quilômetros de rodovias.

 

Os postos ficarão a no máximo 150 quilômetros um do outro, em sete rodovias. As estações serão instaladas pela Siemens, ABB e

 

Electric Mobility Brasil

 

Após a inauguração do primeiro posto, o sistema começará a ser testado. Em 2021, a rede já deverá ter funcionando o programa de integração eletrônica dos pontos de recarga com os carros. No ano seguinte, deverá ser instalado o método de pagamento – inicialmente, as recargas serão gratuitas.

 

Os carregadores também terão saídas de 22 kW de corrente alternada. Elas promoverão recargas mais lentas, mas poderão ser usadas em qualquer elétrico ou híbrido plug-in. As tomadas encaixam em todos os padrões adotados no mundo.

 

Novos eletrificados

 

Durante o anúncio da parceria, as três montadoras aproveitaram para contar quais serão seus próximos híbridos e elétricos no País. Da VW, além do Golf GTE, haverá outros cinco carros eletrificados até 2023. A Audi começa a pré-venda do e-tron em novembro, com entregas até maio.

 

O SUV é elétrico, assim como o Taycan, que a Porsche trará no ano que vem. Por ora, a marca vende por aqui versões híbridas de Panamera e Cayenne. (Jornal do Carro)