Setcesp leva plano de renovação de frota ao governo de SP

Frota & Cia

 

Na última quarta-feira (23), o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou, apresentou ao governador de São Paulo, João Dória, uma proposta para que seja iniciado um plano de renovação de frota no Estado.

 

Durante a abertura da Fenatran, o vice-presidente da NTC&Logístiva, Urubatan Helou, fez um pedido para que o governo olhasse com mais atenção a questão da renovação da frota no país.

 

De acordo com os últimos estudos, há cerca de 230 mil caminhões com mais de 30 anos rodando no país. “Considerando que 62% de toda a produção nacional é transportada pelo modal rodoviário, tornam-se exponenciais os riscos à população e ao meio ambiente em razão do grande potencial de acidentes e emissão de gases poluentes destes veículos mais velhos”, afirmou Tayguara Helou ao iniciar sua explanação ao governador e a todos os presentes.

 

A proposta levada pelo SETCESP baseia-se em um ciclo virtuoso para que esta renovação aconteça de forma eficiente e constante.

 

Segundo Tayguara, os erros de tentativas anteriores podem servir como guia para a nova estratégia. “Programas anteriores não tiveram um impacto significativo na frota nacional porque foram regionalizados. Além disso, aconteceram por tempo determinado e não contemplaram todos os operadores envolvidos na cadeia logística. Já com este modelo é possível abranger tanto os grandes frotistas quanto os operadores e ainda impulsionar o mercado automotivo. Quem sai ganhando com isso é o Brasil”, explicou Tayguara. (Frota & Cia/André Garcia)