Motor 1/Interbrand
Realizado anualmente pela empresa de consultoria Interbrand, o ranking que reúne as marcas mais valiosas do mundo traz novamente a Toyota como destaque no segmento automotivo. Com valor de mercado estimado em US$ 56,2 bilhões, a empresa aparece na liderança entre fabricantes de veículos e em 7º lugar no ranking geral. O estudo tomou como base aspectos relacionados a desempenho financeiro de produtos ou serviços, desempenho nas decisões de compra e força competitiva da marca para criar lealdade e gerar lucro. O primeiro lugar foi ocupado pela Apple (US$ 234, bilhões), seguida pelo Google (US$ 167,7 bilhões) e pela Amazon (US$ 125,2 bilhões).
A edição deste ano é a 20ª já realizada pela Interbrand e apresenta uma série de relatórios individuais que se aprofundam nos setores de viagens, varejo e luxo, tecnologia, mídia, automotivo e serviços financeiros. Além da Toyota, que liderou na categoria e ficou na 7ª posição no geral, o ranking traz outras montadoras de renome. A Mercedes-Benz, por exemplo, ficou em 8º lugar no geral e em 2º no segmento, com valor de mercado estimado em US$ 50,8 bilhões. Na sequência, aparecem BMW (11ª na lista geral), Honda (21ª), Ford (35ª), Hyundai (36ª), Volkswagen (40ª), Audi (42ª), Porsche (50ª) e Nissan (52ª).
“Estamos vivendo uma era de enorme abundância de escolhas e, após 20 anos do lançamento do nosso primeiro ranking global, fica claro perceber que os consumidores estão cada vez mais bem informados, mais conectados e muito mais exigentes por escolhas que façam sentido com seu estilo de vida”, afirma Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil. (Motor 1/Interbrand/Dyogo Fagundes)