Portal Segs
A venda de peças de carros on-line é uma alternativa para quem quer pesquisar, comprar valores e não possui tempo. Apesar das facilidades exige atenção para que não se adquira um produto falsificado.
O e-commerce automotivo vem apresentando um crescimento ao longo dos últimos anos. O segmento que começou com as vendas tímidas por volta de 2013, teve um crescimento de cerca de 76% em apenas 4 anos, conforme indicam os números de 2017.
Dentro desse mercado está a venda de peças de carros on-line que já consegue ter um faturamento maior do que a indústria automotiva no universo on-line.
O que tem impulsionado essas vendas é a familiaridade que os brasileiros estão adquirindo com as compras on-line, que passam cada vez mais a fazer parte da rotina.
A tecnologia tem tornado o e-commerce acessível para qualquer tipo de negócio, o que fez com que muitas lojas físicas começassem a oferecer os seus produtos on-line e surgissem outras que vendem apenas na internet. Com uma plataforma bem estruturada é possível começar as vendas e garantir sucesso nos negócios.
Outro ponto que tem impulsionado a venda de peças de carros on-line é a facilidade de se encontrar informações sobre os produtos. Os próprios sites de venda trazem detalhes de cada uma delas e informações que são úteis aos usuários.
Aliado a isso está o fato de poder comparar o preço em diferentes lojas on-line automotivas sem precisar sair de casa, e com apenas alguns cliques se consegue encontrar o melhor custo-benefício e o produto é entregue em casa, com toda a comodidade.
O aumento da segurança nas transações e ganho de confiança por parte do consumidor, devem fazer com que esse mercado cresça mais nos próximos anos. Entretanto, enquanto ele traz benefícios, as peças falsificadas se tornam uma preocupação cada vez mais frequente.
Os cuidados com a compra e venda de peças de carros on-line
Ao mesmo tempo em que cresce a venda de peças de carros on-line, aumenta-se a desconfiança do consumidor sobre o que ele está adquirindo. Não são raros os casos onde ocorrem problemas com a compra de produtos on-line.
No e-commerce automotivo não é diferente, pois existem empresas e pessoas mal-intencionadas que comercializam produtos falsificados e com procedência desconhecida.
Segundo a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), as autopeças falsificadas geravam em 2016 um prejuízo de cerca de R$ 3,2 bilhões por ano. A questão não é apenas a perda financeira para a indústria, mas o risco que o consumidor corre ao adquirir esse produto.
Isso não significa que a venda de peças de carro on-line sempre será um risco, existem muitas empresas sérias que buscam garantir a qualidade de seus produtos e trabalham apenas com os que são certificados.
Para conseguir fazer a compra em uma loja on-line com tranquilidade e fugir das peças falsificadas é preciso ficar atento a alguns pontos.
Saiba diferenciar as peças de reposição
Conhecer quais são os tipos de peças disponíveis e sua procedência é uma das maneiras de fugir da falsificação.
As peças originais são produzidas pelas montadoras, seguem o mesmo padrão de qualidade da fabricação dos veículos e são mais confiáveis.
As similares são produzidas por empresas sérias, mas independente da montadora, possuem procedência e um preço mais acessível que a anterior.
As usadas ou recondicionadas já foram utilizadas e passam por um processo para voltarem a ser utilizadas. Elas possuem uma vida útil bem menor e não vêm com garantia.
Já as peças automotivas falsificadas não possuem garantia de procedência, não passam por testes de qualidade e podem trazer grandes riscos para quem as usa, pois apresentam defeito com facilidade.
Compre somente em locais confiáveis
Segundo o site auto-doc.pt, uma das formas de evitar comprar peças falsificadas é apostando em e-commerces confiáveis, que garantem a procedência do seu produto e emitem notas fiscais para garantir essa qualidade.
Busque por lojas que possuem boa reputação, detalham as informações de seus produtos e informam que tipo de peças está sendo vendida. Essa é uma garantia adicional de que não comprará uma peça que possa colocar o funcionamento do carro e a vida dos ocupantes em risco.
Essas medidas simples aliadas à conferência da peça podem evitar que se adquiram produtos falsificados e se ganhe confiança nas lojas virtuais para que a venda de peças na internet continue a crescer.
É preciso entender que a venda de peças de carros on-line pode ser uma maneira de encontrar o que busca por um bom preço, e ficando atento no momento da compra é possível fugir das falsificações. (Portal Segs/Luana Biral)