Jornal do Carro
A Nissan está de olho no Brasil. Depois do lançamento do elétrico Leaf, a marca se prepara para a chegada da nova geração do Nissan Versa. O modelo virá importado do México e chega ao País no segundo trimestre de 2020. O Jornal do Carro já havia antecipado a informação em julho.
A terceira geração é baseada na plataforma V, a mesma do novo Nissan March (Micra em alguns mercados). Entre as tecnologias disponíveis na nova geração estão frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, alerta de mudança de faixa e de ponto cego e farol alto automático. Em versões mais completas, ele traz ainda alerta de tráfego cruzado traseiro e controle de velocidade adaptativo (ACC).
A versão mexicana está disponível unicamente com o motor quatro cilindros de 1,6 litro que rende 122 cv. Ele pode vir acoplado a uma transmissão manual ou, opcional, automática do tipo CVT. Aqui, o motor será o mesmo, porém com tecnologia flexível. No Kicks, esse propulsor flexível entrega até 114 cv atualmente.
Fontes confirmam ainda que a geração fabricada no Brasil não sairá de linha, também como antecipado pelo Jornal do Carro. O Versa atual, fabricado em Resende (RJ), passará a se chamar V-Drive, mesma nomenclatura que ele recebeu no México.
O modelo irá se tornar uma opção de entrada no mercado de sedãs compactos. Diferentemente do que ocorreu com o Joy Plus (antigo Prisma), o V-Drive terá mais de uma versão, mas perderá as mais completas.
A lógica é a mesma encontrada em outras marcas, como Chevrolet e Volkswagen. A Chevrolet lançou o Onix Plus e manteve a antiga geração do sedã como Joy Plus. A Volkswagen, mesmo com a chegada do Virtus, manteve o Voyage, assim como a Fiat, que lançou o Cronos e manteve o Grand Siena. (Jornal do Carro)