Centro Universitário FEI assume papel de destaque em programa de desenvolvimento do setor automotivo

O Brasil Sobre Rodas

 

O Centro Universitário FEI participa de um programa do Governo Federal para desenvolver soluções para o setor automotivo nacional nas áreas de biocombustíveis, propulsão alternativa à combustão e segurança veicular. Essas soluções fazem parte do Programa Rota 2030, projeto que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da indústria automotiva por meio da redução de impostos e outros benefícios para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

 

Neste momento, a FEI participa da Coordenação Técnica da Linha V dos programas prioritários do Rota 2030, que conta também com profissionais da Unicamp e da Universidade Estadual do Ceará. Toda a coordenação administrativa fica por conta da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), que encabeça o programa.

 

Os projetos com soluções sustentáveis e inovadoras para o desenvolvimento de biocombustíveis, segurança veicular e propulsões alternativas ainda serão desenvolvidos, já que o Rota 2030 foi pensado como política pública de longo prazo para 15 anos, divididos em três ciclos quinquenais. Mas os professores e pesquisadores envolvidos no comitê técnico já enxergam os benefícios do programa.

 

“Apesar de serem três áreas bastante distintas, estes objetivos são desafiadores do ponto de vista acadêmico e, por isso, podem render grandes avanços científicos”, comenta Ronaldo Gonçalves, professor de Engenharia Química da FEI e membro do Comitê Técnico.

 

“Para os nossos alunos, esta será uma excelente oportunidade de entrar em contato com projetos de aplicação nacional, colocando em prática todo o conhecimento que adquirem na sala de aula e se preparando para os desafios do futuro”, completa Gonçalves.

 

Centro Universitário FEI

 

Com 78 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

 

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

 

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia — habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e Engenharia de Robôs. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. (O Brasil Sobre Rodas)