Jornal do Comércio-RS
A 22ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas), oficialmente aberta ontem, segunda-feira (14), no São Paulo Expo, deve representar retomada efetiva dos negócios no segmento de caminhões. A feira segue até sexta-feira (18), reunindo 450 marcas nacionais e internacionais, de montadoras de caminhões e implementos rodoviários a produtores de componentes, insumos e serviços. A feira funciona, diariamente, das 13h às 21h. Em paralelo também é realizada a Movimat, evento segmento para intralogística e supply chain.
O domingo foi reservado às apresentações à imprensa dos lançamentos das fabricantes de caminhões. Executivos da MAN, Volkswagen, DAF, Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Peugeot foram unânimes em expor otimismo na consolidação do processo de retomada dos negócios, projetando já para este ano mercado interno com vendas acima de 100 mil unidades. Até setembro, o setor já entregou 72,1 mil unidades no Brasil e produziu total de 87 mil caminhões.
Nesta segunda, a visão otimista se repetiu nas manifestações dos fabricantes de implementos rodoviários. Norberto Fabris, presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anr) projetou volume de 110 mil unidades para este ano, incremento de praticamente 50% sobre o anterior. O mercado segue puxado por equipamentos pesados, que atendem, principalmente, o agronegócio. Os produtos leves, focados na distribuição urbana ainda não reagiram na mesma proporção. Para 2020, a entidade acredita na continuidade da retomada, mas ainda não especificou índices. “A Fenatran será a grande balizadora dos negócios”, afirmou Fabris. Ele confirmou que as carteiras das empresas, em sua maioria, estão fechadas para este ano.
Montadoras apostam na inovação e na conectividade
Com mercado reaquecido e atentas às novas necessidades dos consumidores, as montadoras trabalharam no desenvolvimento de modelos inovadores. Dentre atributos competitivos de segurança, robustez e design, um item é unânime: a conectividade. Os novos caminhões e comerciais estarão mais inteligentes seguindo a linha da nova era da mobilidade. As novidades estão sendo lançadas na 22ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas), em São Paulo.
A Volkswagen Caminhões confirmou para o segundo semestre de 2020 a entrega das primeiras unidades do modelo Delivery 100% elétrico, produzido na planta de Resende (RJ), na forma de consórcio modular já usado nos demais caminhões da marca. A empresa terá novos parceiros na planta industrial, bem como no espaço público, visando garantir infraestrutura para a recarga das baterias. O primeiro cliente e parceiro do projeto é a cervejaria Ambev, que irá adquirir 1,6 mil unidades.
Além de ampliar seu portfólio de produtos, a DAF confirmou investimento de R$ 100 milhões na construção de um Centro de Distribuição de Peças, em Ponta Grossa (PR), junto à planta industrial. De acordo com o diretor comercial, Luis Gambini, de janeiro a setembro, a marca vendeu 2,4 mil unidades, crescimento de 42% sobre igual período do ano passado.
A Volvo marca as quatro décadas de atuação no País com o lançamento da edição especial do modelo FH 40 anos, com todos os itens de conforto, conectividade e segurança. Wilson Lirmann, presidente da montadora para a América Latina, destacou que a projeção é de crescer 45% no ano, o que faz do Brasil o segundo maior mercado para a marca depois dos EUA.
A principal novidade da Iveco é o lançamento da nova família Daily, com foco em design, conforto, tecnologia e desempenho. Sem adaptações, o modelo que chega ao Brasil em 2020 é o mesmo lançado na Europa em abril. Novidade de aproximação e interação com o cliente, a montadora lança o IVECO Connect, ferramenta para gestão de frotas, assistência 24 horas, telemetria e demais serviços que atendam às necessidades de seus consumidores. O diretor comercial da marca, Ricardo Barion, estima crescimento de 30% neste ano e mais 15% em 2020.
A Mercedes-Benz apresentou a nova linha Sprinter, com direção elétrica e comandos multimídia repleto de itens para interatividade. Outra novidade é o Novo Actros, primeiro caminhão da América Latina a substituir retrovisores convencionais por versões digitais. Aplicados na parte interna do veículo, os retrovisores digitais garantem mais segurança nas temporadas de chuva ou durante o descanso do motorista. Phillipe Schimier, presidente e CEO da marca, expôs confiança na retomada do mercado brasileiro, mas enfatizou a necessidade da implementação de reformas, que levem ao ajuste scal, e melhorias na infraestrutura de transportes.
A Scania apresentou o modelo AXL, autônomo e sem cabine. Atuando por meio de acompanhamento remoto, o modelo chega para atender o setor de mineração, mostrando grande potencial de eficiência e produtividade. Em 2025, a expectativa é ter o equipamento em operação em 25 áreas, dentre elas algumas no Brasil. A empresa confirmou o início da vendas no País de caminhões movidos a gás.
A novidade da PSA, por meio das marcas Citröen e Peugeot, é o lançamento dos modelos Jumpy e Boxer Minibus, ampliando a gama de VUL. Ambos têm capacidade de carga de 1.667 quilos, 15 lugares mais motorista e 1 mil quilos de bagageiro. A manager para o Brasil, Ana Theresa Borsani, anunciou o lançamento do Free2Move com ferramentas para telemetria, rastreamento, informações oficiais e em tempo real. A meta da PSA para 2019 é ter 12% de participação em veículos comerciais leves, subindo para 15% em 2020. (Jornal do Comércio-RS/Roberto Hunoff)