Fenatran 2019 abre em clima de otimismo

Frota & Cia

 

Cercada de otimismo, a Fenatran 2019 abre suas portas partir dessa segunda feira, pronta para receber mais de 60 mil visitantes, interessados em caminhões, implementos rodoviários e outros produtos e serviços para uso no transporte rodoviário de cargas.

 

De acordo com a Reed Alcantara Exibitions, organizadora do evento, a exposição ocupa uma área de 95 mil m2 no Expo São Paulo, situado na zona sul da capital paulista. E vai contar com a participação de mais de 450 expositores, quase 30% a mais que a edição 2017. Nas contas da Reed, a Fenatran deve movimentar mais de r$ 5 bilhões em volume de negócios.

 

A confiança tem plena justificativa. Apesar do clima de incerteza que cerca a economia brasileira, o mercado de veículos comerciais de cargas continua em franca recuperação. As vendas de caminhões somaram 74.255 unidades até setembro, o que representa uma alta de 40,07% sobre igual período do ano passado. E podem encerrar o ano com a marca de 100 mil unidades, segundo os fabricantes.

 

Focus On Fenatran 2019

 

Ainda que o número de lançamentos se mostre muito aquém dos tempos de bonança do passado, mesmo assim, a feira reserva algumas boas novidades em produtos, serviços e novas tecnologias. Como os leitores de Frota&Cia poderão acompanhar ao longo de toda essa semana, na forma do projeto multimídia batizado de Focus On Fenatran 2019, da qual faz parte esse portal.

 

Além da exposição de produtos, a Fenatran vai promover diversas atividades paralelas. Como a Fenatran Experience, uma oportunidade que será oferecida aos visitantes para testar diversos modelos de veículos e produtos, das marcas Citröen, Peugeot, Volkswagen Caminhões, Mercedes-Benz, Scania e Pneus Continental.

 

Outra atração paralela à feira será a Arena New Mobility. A plataforma para uso do setor de mobilidade servirá de palco para expositores e palestrantes mostrarem a influência das tecnologias para o transporte de cargas.

 

A opinião dos fabricantes

 

Não sem motivo, Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, espera desta Fenatran uma versão mais consciente e mais madura que a feira de 2017. Na visão do executivo, os clientes vêm procurando cada vez mais por soluções completas. E não apenas querendo fazer negócios, garantir volumes e renovar frotas. “Isso já vem acontecendo com uma frequência regular. Então não vai ter nenhum desespero, o evento será muito mais uma oportunidade de avaliar soluções, pacotes, conectividade”, acredita.

 

A opinião tem o endosso de seu companheiro de indústria, José Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Não está havendo nenhum boom comercial nos dias atuais, mas a cada mês registramos um crescimento gradativo nas vendas. E esse comportamento deve se refletir na Fenatran, aposto Alouche.

 

Além de fazer negócios, a Scania quer aproveitar a Fenatran para uma dupla celebração: o aumento das vendas de veículos comerciais e a excelente aceitação da Nova Geração de Caminhões, lançada no primeiro semestre deste ano. “A gente vem para a feira com um certo otimismo e até surpresa, já que no final de 2018 projetávamos um crescimento de 10 a 20% para esse ano e o nosso segmento, surpreendentemente, cresceu mais de 50%. E nós, por sorte e também por competência, crescemos mais de 56%. Então, este é o momento de celebrar. (Frota & Cia/André Garcia)