Diário do Transporte
Um dos principais entraves para o crescimento no setor de mobilidade elétrica no Brasil é a falta de infraestrutura. Ter onde carregar os veículos impede que esse mercado avance de maneira expressiva.
Para tentar mudar este cenário, a startup Zletric tem como meta suprir a falta de pontos de recarga de carros elétricos e híbridos no Brasil. A empresa inicia as operações com 50 estações.
As primeiras estações de recarga estão sendo instaladas, por meio de uma parceria, em estacionamentos Safe Park das capitais Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), além de cidades-chave da região metropolitana dos dois estados.
Em 2020 a expectativa é que sejam instaladas mais 400 estações. “Ainda em 2019 vamos ampliar a malha de estações de recarga para a serra e litoral do RS e SC”, disse.
A Zletric é uma empresa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e apresentou durante a 15ª Plataforma Latino Americana de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, o conceito inédito de redes de carregamento.
“Esse mercado ainda é pequeno, mas muito promissor. Um dos maiores desafios do nosso tempo é a mobilidade urbana”, avalia Pedro Schaan, CEO do projeto.
Segundo o executivo, as projeções são encorajadoras, uma vez que os carros elétricos representarão 20% do total de novas vendas no Brasil em 2030, totalizando 2 milhões de carros.
“Acreditamos que o carro elétrico é e será o ponto central dessa revolução na mobilidade urbana, mas não podemos deixar de citar outros veículos elétricos, como motos, bicicletas, skates, patinetes e monociclos”, disse.
Disposta em diversos locais estratégicos das cidades, a rede tem como objetivo garantir liberdade de movimento para os proprietários de veículos elétricos, garantindo uma eletrificação segura, inteligente, econômica e sustentável.
“A experiência que queremos gerar para o usuário é a que ele possa fazer seu deslocamento como fazia com o carro movido a gasolina, sem a preocupação de planejar uma recarga, já que ele poderá usufruir de uma rede interligada, disponível e próxima para carregar seu carro – na sua residência, no supermercado, em lojas e farmácias, no shopping, no seu local de trabalho, etc”, explicou Schaan.
Zletric Home e Zletric Network
Para entrar no mercado, a rede Zletric lançou dois produtos, o Zletric Home e o Zletric Network. Desenvolvidos com tecnologia nacional e produzido no Brasil, o primeiro atende clientes residenciais e o segundo, corporativos. Toda a linha de produtos sai da fábrica equipada com medidores de energia com homologação técnica junto ao Inmetro e as próprias concessionárias.
Segundo a empresa, o que permite gerenciar remotamente essa rede, identificar clientes e consumos, gerar relatórios e conciliar a energia consumida é o Zletric Link, tecnologia inédita no sistema de recarga de carros elétricos.
Isso garante que o cliente será tarifado de forma correta e justa, além do local do abastecimento ter garantia de reembolso do valor de energia gasto pelo usuário Zletric.
“A conectividade com o Zletric Link se dá através de uma rede de dados sem fio, com cobertura mundial, que é conhecida como internet das coisas, ou IoT, do termo em inglês. Ela conecta as estações de recarga sem a necessidade adicional de utilizar uma conexão celular, wi-fi ou cabo. Todas as estações são gerenciadas pela Zletric Energy Cloud, uma plataforma em nuvem que faz desde a apuração das recargas dos clientes até a gestão da energia junto a concessionária”, informou a empresa, em nota.
“A operação é unificada através de um código único do tipo QRCODE, de fácil operação, sem a necessidade de cartões de identificação, senhas, TAG´s ou token. É somente localizar a estação, reconhecê-la pelo código que está sempre visível, conectar o meio de transporte e carregá-lo. O pagamento é feito por cartões de crédito, paypal ou voucher”. (Diário do Transporte/Jessica Marques)