Elétrico BMW i3 Full tem a autonomia ampliada e preço de carro de luxo

Jornal do Carro

 

A BMW acaba de lançar no Brasil o i3 Full, com preço sugerido a partir de R$ 237.950. A novidade do hatch é a maior capacidade de armazenamento de energia das baterias, que passa a ser de 120Ah ou 42,2 kWh. Na prática, isso quer dizer que, com a carga total, o alemão pode rodar até 335 km no ciclo NEDC (antes eram 300 km) e 285 km no WLTP. Veja abaixo as diferenças entre os dois tipos de medição.

 

Avaliamos a opção de entrada do i3 Full. Nesse caso não há o REX, sigla de Range Extender (alcance estendido, em tradução livre). O sistema inclui um pequeno motor a combustão, que atua como gerador de eletricidade. O dispositivo entra em ação automaticamente quando o nível de energia da bateria fica muito baixo.

 

Sem o dois-cilindros a gasolina do REX, o i3 ficou 95 kg mais leve e pesa 1.440 kg. Menos massa a ser movida se traduz em níveis mais baixos de consumo de eletricidade.

 

Para quem gosta de acelerar forte, o i3 não decepciona. O motor elétrico, batizado pela BMW de eDrive, gera 125 kW, ou cerca de 170 cv de potência. O torque máximo é de 25,5 mkgf. O gerenciamento de potência e torque está a cargo do câmbio automatizado de relações continuamente variáveis.

 

A boa notícia é que o torque é enviado ao eixo traseiro de forma instantânea. Aliado à boa assistência ao sistema de direção, que tem respostas bastante diretas, o carro é muito gostoso de guiar. A sensação é de que a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre de forma bem mais rápida que os 7,3 segundos informados pela BMW.

 

As baterias ficam sob o assoalho, entre os eixos do i3. Com isso o centro de gravidade baixo e bem distribuído contribui com a boa estabilidade em curvas. O bom trabalho de ajuste feito na suspensão fica ainda mais evidente quando se considera a largura dos pneus.

 

Os dianteiros têm medidas 155/60 e os traseiros, 175/60. Além disso, a frente do BMW não se levanta em arrancadas fortes nem mergulha durante frenagens severas.

 

A velocidade máxima é de 150 km/h, de acordo com dados da marca. Durante a avaliação, realizada apenas em trechos urbanos, não foi possível passar dos 90 km/h. Esse é o limite das vias expressas das marginais dos rios Pinheiros e Tietê, na capital paulista.

 

Ampla lista de equipamentos

 

A lista de equipamentos do i3 Full é ampla. Há itens como faróis full-LEDs, teto pintado de preto, rodas de liga leve de 19 polegadas e freios a disco ventilados com sistema antitravamento ABS. Há um sistema que auxilia o motorista em manobras, por meio de câmeras e sensores de obstáculos na frente e atrás.

 

O pacote de segurança inclui ainda seis airbags. Há duas bolsas na dianteira, laterais dianteiras e do tipo cortina tanto para quem vai na frente quanto atrás.

 

Abertura e travamento das portas sem uso de chave, avisos sonoros e por meio de luzes em caso de tráfego cruzado, de risco de colisão e mudança involuntária de faixa de rolamento são outros destaques do modelo.

 

O i3 tem dimensões similares ao do modelo anterior. São 4,01 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 2,57 m de distância entre eixos. O porta-malas tem 260 litros de capacidade.

 

Esses números são bastante parecidos com os do Polo. O Volkswagen tem, respectivamente, 4,06 metros, 1,75 m e 2,57 m. O hatch nacional leva 300 litros no bagageiro. O modelo leva quatro pessoas com conforto. Aliás, o assoalho plano atrás permite acomodar pessoas com mais de 1,80 m de altura sem aperto.

 

Carroceria tem linhas modernas

 

Também chamam a atenção no BMW i3 as linhas da carroceria, bem modernas, e as portas traseiras do tipo suicida. Diferentemente do sistema convencional, elas se abrem para trás. Não há maçanetas externas. As travas ficam do lado de dentro do carro. Trata-se da mesma solução utilizada na picape Fiat Strada de cabine dupla, por exemplo.

 

Na cabine, o acabamento é simples e muito elegante. Há revestimento de couro e madeira de eucalipto certificada, de acordo com informações da BMW. Além disso, cerca de 25% das peças plásticas presentes na cabine são feitas de material reciclável.

 

O quadro de instrumentos é totalmente digital e o sistema de entretenimento e informação inclui tela sensível ao toque. O acesso aos comandos de som, multimídia e navegador GPS, entre outros, também pode ser feito por meio de seletor no console central. É possível ainda acessar funções do carro à distância, por meio de smartphones com sistema Android e iOS.

 

O BMW i3 tem conexão com telefones celulares por meio de Bluetooth e porta USB. Outro recurso interessante é o que permite identificar pontos públicos de recarga da bateria.

 

Durante a avaliação, tivemos de “esticar” um cabo com quase 30 metros de comprimento para recarregar as baterias do i3. Portanto, quem não tem uma tomada de 220V com três pinos e aterramento (em casa ou no trabalho) terá dificuldade para “reabastecer” o i3. De acordo com informações da BMW, a recarga completa das baterias leva cerca de 6 horas.

 

Há cinco opções de cor de carroceria para o i3 oferecido no Brasil. A branca e a preta são sólidos. Quem prefere acabamento metálico pode optar entre azul, vermelha e cinza.

 

I3 Full tem preço de carro de luxo

 

O BMW i3 pode ser considerado um carro de nicho. Por R$ 237.950 na versão Full, é um dos elétricos mais caros à venda no País. Só perde para o Jaguar I-Pace, que parte de R$ 437 mil.

 

Pesa contra o i3 o fato de que o modelo deverá morrer na atual geração. A informação foi revelada pelo diretor de marketing da BMW, Pieter Nota, ao Financial Times.

 

O carro elétrico mais barato é francês Zoe, que parte de R$ 149.990. O problema é que o Renault, além de ser ultrapassado, é menor e tem acabamento muito mais simples que o BMW.

 

Outra opção ao i3 Full é o Leaf. O hatch japonês da Nissan sai por R$ 195 mil, mas a autonomia é menor: até 240 km.

 

O mais recente lançamento elétrico no País é o Arrizo e. O sedã compacto da Caoa Chery começa a ser vendido neste mês (para pessoas físicas) por R$ 159.900.

 

A versão de topo do Corolla, que não é elétrica, mas híbrida, parte de R$ 124.990. O sedã combina motor a combustão e elétrico, e é maior tanto no espaço interno quanto no porta-malas.

 

Diferenças entre os ciclos NEDC x WLTP

 

A partir de 1º de janeiro de 2019, todos os veículos vendidos na Europa passaram a ter os níveis de emissões e consumo (de eletricidade e combustível) aferidos com base no WLTP. O Teste Mundial Harmonizado de Veículos Leves, em tradução livre, é feito em condições reais de uso. Portanto, seus números são mais próximos aos que o motorista irá obter no dia a dia.

 

O ciclo anterior, batizado de NEDC, embora signifique Novo Ciclo de Direção (ou condução), Europeu, em tradução livre, é “velho”. Utilizado desde 1997, apresenta grande diferença entre os dados aferidos (em laboratório, com situações controladas) e os obtidos pelo motorista. Mesmo no caso de o condutor ser extremamente cuidadoso.

 

Segundo informações do site português Circula Seguro https://www.circulaseguro.pt/veiculos-e-tecnologia/novo-calculo-de-consumos-mais-realista voltado à segurança viária, a diferença entre os resultados dois tipos de teste são brutal. Os números obtidos com a nova regra foram 11% maiores no caso de emissões de CO2 (gás carbônico) e 26% mais altos no caso do consumo de combustível.

 

Ficha técnica – BMW i3 Full 2020

 

Preço sugerido: R$ 237.950

Motor: elétrico

Potência: 125 kW (170 cv)

Torque: 25,5 mkgf

Tração: Traseira

Aceleração de 0-100 km/h: 7,3 segundos

Velocidade máxima: 150 km/h

Capacidade das baterias: 120Ah/ 42,2 kWh

Comprimento: 4,01 metros

Largura: 1,77 metro

Distância entre os eixos: 2,57 metros

Porta-malas: 260 litros

Tempo de recarga: Cerca de 6 horas (em tomadas convencionais)

 

Prós – Dirigibilidade e equipamentos – Hatch é gostoso de guiar, responde prontamente aos comandos do motorista e vem recheado de itens de conforto e segurança.

 

Contras – Preço – Dos elétricos à venda no País, o i3 só não é mais caro que o Jaguar I-Pace e custa quase o dobro do preço de um Corolla híbrido. (Jornal do Carro)