Diário do Transporte
A Eletra, fabricante do ônibus do tipo Dual Bus (que reúne duas tecnologias de tração em um único veículo), promete que o novo modelo de 15 metros que será lançado na semana que vem em São Paulo pode, no modo híbrido, reduzir em até 95% as emissões de material particulado (MP) e em 30% de gás carbônico (CO²). O consumo de óleo diesel pode ser 28% menor em comparação a um ônibus comum do mesmo portem ainda segundo a empresa.
Conforme adiantou em primeira mão o Diário do Transporte, o ônibus que tem chassi Volkswagen de três eixos e carroceria Marcopolo modelo Torino de piso baixo, vai ser apresentado a partir do dia 24 de setembro de 2019 na Arena ANTP, da Associação Nacional de Transportes Públicos que ocorre entre os dias 24 e 26 no Transamérica Expo Center, em Santo Amaro, zona Sul de São Paulo.
A reportagem também adiantou que o mesmo ônibus possui duas tecnologias: 100% elétrica, que opera somente com baterias, e híbrida, que consiste em um motor a combustão (que pode ser a diesel ou a biocombustível).
Em nota, a Eletra diz que ambas as opções podem se alternar e a seleção do funcionamento no modo híbrido ou 100% elétrico pode ser feita pelo motorista ou à distância de forma programada com determinação do local de cada função por GPS.
No modo elétrico, as baterias têm autonomia para 25 km por volta. Um sistema também permite o uso da frenagem para gerar energia.
No Modo Híbrido, o sistema de tração elétrica recebe energia tanto do motor-gerador (que pode ser a diesel ou a biocombustível) quanto do conjunto de baterias.
No Modo Elétrico, o motor-gerador é desligado e o veículo roda apenas com a carga das baterias, com autonomia de até 25 km por volta.
O desligamento pode ser acionado pelo condutor ou por um sensor GPS na via pública – por exemplo, quando o veículo entrar numa Zona de Emissão Zero. A alternância de modos se repete várias vezes, conforme o perfil da operação.
Durante a operação, as baterias são continuamente recarregadas pela tecnologia de frenagem regenerativa (KERS), podendo também ter a contribuição do motor-gerador.
Essa versatilidade permite ao veículo rodar em diferentes ambientes urbanos, aproveitando o máximo das tecnologias híbrida e elétrica. Sem carregadores nas garagens e sem recargas de oportunidade. – diz parte da nota.
Dual e outros modelos
A Eletra, com sede em São Bernardo do Campo, é pioneira em Dual-Bus no Brasil.
O primeiro Dual foi lançado oficialmente em 2015 e opera no Corredor Metropolitano ABD, que liga o ABC Paulista à Capital. É um ônibus “superarticulado” de 23 metros de comprimento com chassi Mercedes-Benz e carroceria Caio Millennium III, que reúne as tecnologias elétrica-pura e trólebus.
Em 2017, foi lançada a versão Padron, de 13,2 metros, um veículo que reúne as tecnologias elétrica-híbrida e 100% elétrica, com carroceria Caio Millennim III e chassi Mercedes-Benz.
A principal vantagem da solução Dual, sendo a empresa, é a flexibilidade do veículo. A tecnologia a ser utilizada pode ser escolhida de acordo com os diferentes momentos da operação do ônibus, inclusive num mesmo trajeto, possibilitando áreas de emissão zero na cidade.
Essa flexibilidade proporciona uma operação mais adequada e racional, o que pode resultar em maior economia para a prestação de serviços e ampliação da durabilidade de peças, componentes, insumos e do veículo como um todo.
A empresa, do Grupo ABC, da família Setti e Braga, se apresenta como a primeira a fabricar um ônibus elétrico híbrido no País, em 1999. O feito, segundo a empresa, rendeu o prêmio The World Technology Awards 2003, considerado o Oscar da tecnologia internacional.
Entre 2011 e 2012, num projeto inédito para a empresa Metra, que opera o Corredor ABD, na Grande São Paulo, e pertence ao mesmo grupo, a Eletra converteu seis ônibus articulados a diesel em trólebus.
No ano de 2013, a empresa de São Bernardo do Campo lançou o e-Bus, o primeiro ônibus 100% elétrico produzido no país, mas contando com uma parceria com a Mitsubishi, do Japão.
Em 2017, a Eletra participou diretamente da concepção e produção do primeiro caminhão leve elétrico mundial da Volkswagen/MAN, em parceria com a WEG, o e-Delivery.
Já neste ano de 2019, a companhia do Grupo ABC associou-se à Moura para fabricar ônibus brasileiros de baixa emissão com baterias elétricas comercializadas no Brasil. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)