Volkswagen ID.4: O que se sabe sobre o SUV elétrico que chega em 2021

Notícias Automotivas/Electrive

 

O Volkswagen ID Crozz é o conceito, mas quando chegar ao mercado europeu no próximo ano, ele terá outra designação e esta será ID.4. Embora a marca não confirme a escolha, até o nome teria sido mencionado em Frankfurt. A empresa já registrou identificações de ID.1 até ID.9, incluindo variações com um “X” no final.

 

Ou seja, um mínimo de nove modelos diretamente associados com o ID.3. No caso do SUV ID.4, que deve chegar ao Brasil e Argentina em 2021 ou pouco depois, a Volkswagen o exibiu camuflado na mostra alemã, mas já iniciou a campanha de testes pelo continente, também sob ocultação de seus detalhes.

 

Feito sobre a plataforma MEB, o ID.4 deve ganhar um espaço na fábrica de Chattanooga, Tennessee, onde rumores falam em metade da planta para fabricação de elétricos. Isso abre a possibilidade de uma importação direta para o Mercosul via acordo automotivo, que é uma possibilidade já mencionada.

 

O Volkswagen ID.4 é um SUV de porte médio, que deve manter-se próximo do tamanho do ID Crozz, que é de 4,625 m de comprimento, 1,891 m de largura, 1,609 m de altura e 2,773 m de entre eixos. Com altura livre do solo mais elevada que o ID.3, esta característica teria sido o motivo principal da escolha da VW para sua futura estreia com carros elétricos no Mercosul.

 

O ID.4 compartilha muito do ID.3 e acredita-se que virá com opções semelhantes, iniciando com bateria de 48 kWh até 77 kWh (densidades utilizáveis), podendo ter entre 300 km e pouco mais de 500 km de autonomia no ciclo WLTP. Ele deverá empregar motor elétrico traseiro de 204 cavalos e uma opção AWD com 306 cavalos, seguindo o padrão prevista para produtos do grupo VW.

 

Segundo fontes da VW, a distribuição de peso desse SUV elétrico seria de 48:52 justamente por causa da concepção da MEB, que prioriza a tração traseira com motor maior atrás. Um modo específico para o fora de estrada deve surgir a bordo do ID.4, que pode ganhar reforço para proteção das células sob o assoalho. Preço? Pode-se esperar algo numa faixa muito acima do Tiguan. (Notícias Automotivas/Electrive/Ricardo de Oliveira)