AutoIndústria
O caminhão médio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Delivery 11.180, se mostra como o preferido pelo transportador em sua categoria. Os números apresentados até o fim do primeiro semestre não permitem uma observação diferente.
Conforme relatório da Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos no País, as vendas acumuladas do modelo de janeiro a junho somaram pouco mais 2 mil unidades emplacadas, volume que representou 54,5% do total de licenciamentos do segmento no período, de 3,8 mil veículos.
O enfraquecimento da Ford Caminhões devido à decisão de deixar de operar na região, que começa a aparecer nos números com perda de participação (o Cargo 1119, seu maior representante no segmento tinha 22% ao fim do primeiro semestre de 2018 e encerra o mesmo período deste ano com 16%), pode justificar o forte desempenho da fabricante de Resende (RJ), mas não responde tudo.
A VWCO domina amplamente o mercado de médios, além de ser a montadora que anota o maior crescimento na categoria. Pelo balanço de vendas consolidado pela Anfavea, a associação das fabricantes, a marca totalizou 2,8 mil caminhões do segmento no primeiro semestre, resultado que proporcionou uma fatia de 61% dos negócios e alta de 67% em relação ao apurado há um ano, quando os emplacamentos alcançaram 1,7 mil unidades.
O médio Delivery 11.180 tem vocação urbana em diversas operações, da distribuição de bebidas aos baús frigoríficos. A depender da aplicação, a montadora oferece até quatro distâncias de entre-eixos, podendo ser configurados com plataforma de carga de até 6,5 metros. Com peso bruto total (PBT) de 10.700 kg, entrega capacidade de carga útil de 7.300 kg a 7.450 kg.
No trem de força traz motor Cummins com tecnologia SCR de tratamento de gases de 3,8 litros que gera 175 cv a 2.600 rpm e torque de 600 Nm (61,2 kgfm) de 1.100 a 1.700 rpm. A transmissão é da Eaton, manual de seis marchas. (AutoIndústria/Décio Costa)