Frota & Cia
Dois caminhões eActros totalmente elétricos, que fazem parte da “Frota de Inovação da Mercedes-Benz”, começaram a operar na Suíça. Para atuar em serviços de logística da Camion Transport, na região de St. Gallen, será utilizado o modelo de 2 eixos e 18 toneladas de PBT (peso bruto total). Já a rede de supermercados Migros utiliza uma versão de 3 eixos e 25 toneladas de PBT para o transporte entre suas unidades na área de Zurique.
Os veículos foram entregues oficialmente no dia 19 de junho, na Mercedes-Benz Trucks de Schlieren, próxima à cidade de Zurique. Cada um dos caminhões em teste na Suíça precisa cobrir cerca de 150 km por dia, o que é plenamente atendido pela autonomia do eActros, de até 200 km. As baterias são recarregadas nos depósitos dos clientes durante a noite.
De acordo com o CEO da Mercedes-Benz, Jürg Lüthi, o eActros livre de emissões vem passando por testes práticos em vários clientes na Alemanha. “Com a participação da Camion Transport e da Migros, estamos felizes em receber os primeiros clientes da Suíça provenientes de diferentes setores, o que enriquece ainda mais os nossos testes”, disse.
A base do caminhão elétrico Mercedes-Benz é fornecida pela estrutura do Actros. No entanto, a arquitetura do veículo foi configurada para o sistema de propulsão elétrica, com uma alta proporção de componentes específicos. Dois motores elétricos localizados junto aos cubos de roda do eixo traseiro proporcionam a força de tração. Esses propulsores geram 126 kW de potência cada um, com torque máximo individual de 485 Nm. As reduções de engrenagem convertem esse torque para 11.000 Nm cada, resultando num desempenho de rodagem equivalente ao de um caminhão com motor a diesel.
As baterias de íons de lítio com capacidade de 240 kWh dão ao eActros a energia necessária para uma autonomia de até 200km. Dependendo da carga disponível, as baterias podem ser carregadas totalmente em duas horas a 150 kW.
Como parte dos testes praticados da “Frota de Inovação”, caminhões pesados eActros de 18 e 25 toneladas são colocados em operação por clientes de vários setores, trabalhando em suas operações regulares diárias. Os testes dessa frota são compostos com dez clientes. O feedback é utilizado no desenvolvimento do eActros visando a produção em série. A meta é possibilitar uma distribuição limpa e silenciosa nas áreas urbanas com caminhões pesados a partir de 2021. (Frota & Cia/Ingrid Alves)