Renault se consolida como a quarta marca mais vendida

AutoIndústria

 

Encerrado o primeiro semestre, a Renault dá mostras de que poderá mesmo encerrar 2019 como a quarta marca no ranking do mercado interno. Em 2018, a montadora ficou na quinta posição ao negociar 215 mil automóveis e comerciais leves, cerca de 12 mil unidades a menos do que a Ford.

 

As posições foram trocadas após os primeiros seis meses de 2019. Com os quase 21,4 mil veículos vendidos em junho – 4 mil a mais do que a concorrente -, a Renault já tem quase 112,9 mil emplacamentos, contra os 103,6 mil acumulados pela Ford.  A participação da marca francesa já está na casa de 8,9% enquanto a da concorrente agora é de 8,3%.  Em 2018, foram, respectivamente, de 8,7% e 9,1%

 

Não é difícil imaginar que dificilmente essa diferença será eliminada ou até mesmo revertida. Isto porque a Renault segue com intenso programa de lançamentos de versões e atualizações de sua atual linha automóveis. Na última semana de julho, por exemplo, serão apresentadas modificações estéticas e de conteúdo do Logan e Sandero, modelos que têm importante participação nas vendas da marca.

 

Ao mesmo tempo, a Ford tem dedicado maior esforço aos SUVs e picapes – lançou na semana passada a Ranger e prepara a estreia do utilitário esportivo importado Territory – e, como em todo o mundo, deixado de lado os automóveis.

 

Já aposentou aqui o Fiesta, que era produzido em São Bernardo do Campo (SP). O Ka é o único destacado representante da marca entre os automóveis no mercado interno. Em junho, inclusive, foi o segundo carro mais vendido do País, com mais de 8,2 mil unidades emplacadas, ou seja, perto de 60% de tudo que a marca vendeu no período.

 

No Brasil, porém, são os carros de passeio os responsáveis pela maioria das vendas, o contrário do que acontece nos Estados Unidos, onde as picapes predominam na preferência dos consumidores e a Ford lidera o segmento. (AutoIndústria/George Guimarães)