Mercado de caminhões cresce 45% no primeiro semestre

Estradão

 

Os licenciamentos de caminhões nos seis primeiros meses do ano somaram 46,8 mil unidades, alta de 44,9% sobre os 32,3 mil emplacamentos registrados no mesmo período do ano passado. O balanço é da Fenabrave, federação que reúne o setor de distribuição de veículos no País, divulgado na terça-feira, 2 julho.

 

Somente no mês passado, o mercado transportador absorveu 7,8 mil caminhões, expansão de 36,2% em relação ao desempenho de junho de 2018, quando foram apurados 5,7 mil registros. Na comparação com maio, porém, com 9,2 mil unidades vendidas, o resultado foi 15,1% menor.

 

Segundo a Fenabrave, a queda verificada em junho pode ser atribuída ao menor número de dias úteis, a três menos em relação a maio, mas também certa hesitação do transportador. “O mercado de caminhões, mesmo atrelado ao PIB, que vem caindo, manteve o ritmo de recuperação”, avalia Sérgio Zonta, vice-presidente da federação para segmento de veículos pesados. “Contudo, no último mês, observamos algumas postergações de compra, por conta das incertezas políticas, o que gerou retração nas vendas mensais”.

 

Ao fim do primeiro semestre, a Mercedes-Benz segue na liderança das vendas com 14,7 mil caminhões vendidos no período, volume que representou 31,4% dos emplacamentos totais. Depois dela, ficou a Volkswagen Caminhões e Ônibus (23,3%), Volvo (15,2%), Scania (12,2%), Ford (9,2%), Iveco (3,6%), DAF (3%), MAN (1,6%), Hyundai (0,27%) e Agrale (0,05%).

 

O ritmo de recuperação no qual vive o mercado de caminhões também é observado no segmento de implementos rodoviários. Nos seis primeiros meses do ano, os fabricantes entregaram 30,8 mil equipamentos, alta de 58,8% na comparação com o volume negociados de um ano atrás, de 19,4 mil unidades. (Estradão)