Cummins Brasil intensifica ações ambientais e comemora metas

Meio Filtrante

 

A Cummins Brasil comemora as metas obtidas em suas ações voltadas à Responsabilidade Ambiental e aproveita o Mês do Meio Ambiente para realizar diversos eventos em sua unidade fabril, localizada em Guarulhos (SP), com a interação e participação de seus colaboradores.

 

Com foco na redução do consumo de energia em suas instalações, a Cummins conta com diversas ações que vão desde o Programa Unplugged, que incentiva os profissionais a desligarem seus aparelhos da tomada quando não estão em uso, até iniciativas como a substituição das lâmpadas convencionais pela tecnologia LED e atenção especial para os equipamentos de produção que mais consomem energia, como as torres de resfriamentos desligadas após operação.

 

Dados globais indicam que a Cummins Inc. ultrapassou a meta de redução (25%), atingindo 33% de economia de energia global, tornando o consumo nas suas fábricas mais eficiente. Em 2015, a Cummins conseguiu reduzir seu consumo de energia em 38% comparado com 2014.

 

“Hoje, a meta da Cummins Brasil é reciclar 95% dos resíduos gerados na fábrica e estamos na margem dos 93%”, diz Cintia Rignani, supervisora de Segurança e Meio Ambiente da companhia. No ano passado, a empresa começou a reciclagem de entulho.

 

Além da campanha interna para incentivar a coleta seletiva e reduzir a geração dos resíduos do processo fabril, a empresa lança em agosto o projeto de compostagem dos alimentos descartados pelo restaurante da empresa. Vale acrescentar que este processo já está em andamento nas instalações da Cummins Brasil com folhas, galhos, ou seja, todo tipo de biomassa para a produção de adubo, doado para a comunidade onde a empresa está estabelecida.

 

A fabricante de motores, componentes e grupos geradores também vai promover na última semana de julho visitas às estações de tratamento de efluentes para ampliar o conhecimento de seus funcionários sobre o processo. Como parte de suas ações para redução do consumo de água na sua fábrica, a instalação de redutores de vazão em todas as torneiras, além de obras para ampliar a captação da água da chuva utilizada atualmente para limpeza e lavagens de caixas de embalagens.

 

A ampliação das obras será para utilizar a água da chuva nas torres de resfriamento em funcionamento na empresa. A título ilustrativo, a Cummins Brasil obteve redução de 39% no consumo de água em 2015 em comparação a 2014. Já de acordo com os dados globais, um total de 12.550 litros de água foram economizados pela Cummins Inc. no ano passado. (Meio Filtrante)