Frota & Cia
A Iveco agregou mais dois modelos ao portfólio de caminhões da marca, para reforçar a linha Tector. Os novos Tector 9-190 e 11-190 chegam para atender ao segmento de veículos médios, na faixa de 9 e 11 toneladas, que responde por cerca de 20% das vendas no mercado nacional. Segundo a empresa, a opinião do cliente foi o ponto chave para o desenvolvimento dos produtos.
De acordo com o diretor de Marketing e Vendas, Ricardo Barion, a finalização dos novos modelos exigiu o trabalho de anos. “A cada dia, olhando para um detalhe do produto. Foram três anos que rodamos muito com os carros da concorrência. E conversamos muito com o cliente”, diz.
O diretor justificou o atraso no lançamento, previsto para ocorrer em dezembro de 2018. “O mais importante é que não bastava só fazer um produto bom, queríamos fazer o produto ideal.”, afirma.
Os novos Tector 9-190 e 11-190 são equipados com motor NEF45/190, da FPT Industrial, com 190 cv de potência. Além da transmissão Eaton de 6 velocidades com “over drive” e eixos da Dana. De acordo com Barion, essas características garantem um consumo de combustível mais econômico.
Em relação ao conforto, os veículos possuem suspensão de cabine diferenciada, com coxim e mola amortecedora, que reduz os solavancos das vias urbanas. A cabine conta com o basculamento hidráulico, com verificação de área frontal. Para Barion, esse é o grande diferencial dos produtos, por serem exclusividade no mercado.
Os caminhões também fornecem ao motorista um campo de visão ampliado, com cerca de 1,5m de comprimento, possibilitando melhor visibilidade em suas manobras. A cabine, por sua vez, mede mais de 2m de altura e alavanca de câmbio vem acoplada no painel. Outro destaque é o design utilizado, semelhante os dos veículos que hoje circulam na Europa.
Os novos Tector serão comercializados com preços a partir de R$155 mil (8 toneladas) e R$165 mil para os de 11 toneladas. Assim como os outros produtos da marca, o financiamento poderá ser realizado através do banco CNH industrial. Por hora, não foi lançado uma proposta diferenciada de financiamento para ambos os veículos. (Frota & Cia/Ingrid Alves)