Jornal da Manhã
A pesquisa foi baseada nas avaliações de 4.920 proprietários de veículos novos no Brasil, que adquiriram o automóvel entre dezembro de 2015 e novembro de 2017 e que realizaram algum serviço em uma concessionária autorizada nos últimos 12 meses. O estudo foi realizado de novembro de 2018 a abril de 2019
A empresa de consultoria J.D. Power do Brasil está mostrando em seu site o ranking das empresas brasileiras que oferecem o melhor serviço de “Pós-Vendas” em relação às suas concessionárias. A pesquisa é anual e mostra a importância do pós-venda na construção da imagem da marca no mercado.
Segundo o relatório, a Toyota ficou com o título de melhor serviço entre as 15 marcas avaliadas, seguida pela Honda; estas duas montadoras repetem o desempenho de 2018. No terceiro lugar do pódio em 2019 está a Hyundai Motors do Brasil.
Cinco quesitos
A J.D. Power do Brasil mede a satisfação dos consumidores com base em cinco quesitos: o primeiro deles é a facilidade em agendar visita e pontualidade na entrega. O segundo afere a agilidade, eficácia e condições em que o veículo é entregue. O terceiro quesito tenta medir a cortesia, a receptividade e o domínio de informações do consultor técnico. Já o quarto mede as condições técnicas da concessionária em relação ao ferramental e instalações técnicas e, finalmente, em quinto, é avaliada a retirada do veículo em relação ao detalhamento de despesas e entusiasmo da equipe.
Toyota e Honda
Numa escala de 0 a 1.000 pontos, a Toyota somou 845 pontos, seguida pela Honda, com 835, e pela Hyundai HMB (que comercializa, HB20 e Creta), com 833 pontos. Empatadas na sequência estão Citroën e Hyundai Caoa (que vende importados da marca sul-coreana, além dos nacionais IX35 e New Tucson), com 831 pontos. A Renault segura a lanterna da lista, com 791, atrás 4 pontos da Fiat. Confira a seguir a tabela das sete montadoras melhores classificadas no ranking de Pós-Vendas no país. (Jornal da Manhã)