TRC economizaria até 60% ao trocar diesel por GNL, diz estudo

Frota & Cia

 

Segundo os pesquisadores, os maiores beneficiários dessa troca seriam a capital paulista e Campinas. Em razão dos valores do diesel na região, mais altos do que no resto do estado.

 

No trabalho, foram projetados quatro cenários em que o diesel seria trocado pelo gás no transporte de cargas. Em um deles, as emissões de CO2, principal gás de efeito estufa, seriam reduzidas em 5,2%. Já que à medida em que a liberação de hidrocarbonetos, também danosos ao meio ambiente, seria eliminada.

 

Apesar dos possíveis benefícios, o GNL ainda não pode ser usado livremente no setor de transporte brasileiro. Dentro do território nacional, ele não consta no regulamento como combustível de veículos, o que barra sua implementação no lugar do diesel.

 

De acordo com Dominique Mouette, professora de gestão ambiental da USP e uma das autoras do trabalho, para que os resultados do estudo possam ser trazidos à realidade, é essencial investir em infraestrutura e em veículos no país. “A implantação de políticas públicas de incentivo é fundamental”, afirmou a VEJA. (Frota & Cia/André Silva)