AutoIndústria
A edição de 2019 do ranking Brand Brand Top 100 Most Valuable Global Brands 2019, realizado pela empresa de pesquisa de mercado pela Kantar Millward Brown, relaciona apenas três marcas de veículos entre as cem mais valiosas do mundo: Toyota, Mercedes-Benz e BMW.
As marcas de automóveis têm perdido espaço no levantamento. Em 2017, seis apareciam entre as maiores marcas do ranking. No ano passado, foram cinco. A Toyota, aliás, manteve seu título como a marca de carros mais valiosa. Nos 14 anos da pesquisa, a montadora japonesa liderou em 12 deles. Apenas em 2010 e 2012 apareceu no segundo lugar.
Ainda assim, a maior marca automotiva é só a 41ª primeira entre as 100 mais. É avaliada em US$ 29 bilhões, 5% abaixo do ano anterior. A Mercedes-Benz (US$ 23,36 bilhões) aparece na 54ª colocação, imediatamente à frente da BMW (US$ 23,33 bilhões), que viram seus valores recuarem 9% na mesma comparação.
Curiosamente, à frente das duas está uma prestadora de serviços de mobilidade: a UBER, avaliada em US$ 24,2 bilhões.
Pelo levantamento, a Amazon é a mais valiosa do mundo em 2019, quebrando a hegemonia das empresas de tecnologia, que dominavam o ranking desde sua primeira edição, em 2006. A marca Amazon valorizou 52% com relação ao levantamento de 2018, superando US$ 315,5 bilhões, três vezes a soma das dez marcas automotivas mais bem avaliadas.
Na segunda posição está Apple (US $ 309,5 bilhões), seguida do Google (US$ 309,0 bilhões). Ainda no top 10, o Facebook permaneceu na sexta posição, enquanto, pela primeira vez, o Alibaba superou a Tencent e se tornou a marca chinesa mais valiosa, subindo para o sétimo posto, com US $ 131,2 bilhões. (AutoIndústria)