Volkswagen pretende instalar 36 mil pontos de recarga de carros elétricos até 2025

Jornal do Carro

 

A Volkswagen anunciou, esta semana, mais um passo na transição para a mobilidade elétrica. A empresa planeja instalar 36 mil pontos de recarga para carros elétricos no continente até 2025. Para isso, o Grupo Volkswagen deve investir 250 milhões de euros (cerca de R$ 1,1 bilhão).

 

A instalação da infraestrutura ficará a cargo da Elli (Electric Life), empresa do Grupo Volkswagen, e do serviço de carregamento “We Charge”. De acordo com as estimativas da empresa alemã, 70% de todas as operações de recarga no futuro serão realizadas em casa ou no trabalho.

 

“Carregar um carro elétrico deve se tornar tão fácil e normal quanto carregar um smartphone”, afirmou Thomas Ulbrich, responsável pela área de E-Mobility da Volkswagen. “É por isso que precisamos de mais estações de carregamento em espaços públicos”, complementou.

 

Do total de pontos previstos, 11 mil serão instalados nas fábricas da VW e em cerca de 3 mil concessionárias da marca em grandes cidades europeias. Só nas fábricas em território alemão, a empresa deverá disponibilizar cerca de 4 mil pontos de recarga para os funcionários. A intenção é que eles sejam acessíveis ao público.

 

Também serão instaladas cerca de 400 estações de carregamento rápido com até 2.400 pontos. Elas ficarão ao longo das principais rotas e rodovias da Europa até o ano que vem. As áreas urbanas também deverão ser atendidas. As primeiras 28 delas fora do sistema rodoviário alemão serão inauguradas em Wolfsburg, sede da Volks, no final deste mês. Esse serviço será feito em parceria com a Ionity, companhia fundada em conjunto por grandes fabricantes automotivos.

 

A VW estima ainda que o uso de estações de recarga públicas representarão cerca de um quarto de todas as operações de recarga. Por meio do “We Charge”, a empresa pretende possibilitar aos clientes o acesso a mais de 100 mil pontos de carregamento em toda a Europa no futuro. (Jornal do Carro)